quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Uma jornada em defesa da vida - Parte 1


Uma jornada em defesa da vida.
Juntamente com todos, gostaria de iniciar aqui uma jornada, uma reflexão.

Vamos ampliar nossa consciência em prol, não só da paz no mundo, mas também da vida humana.
O livro Pela Paz dos Anjinhos, de autoria do professor Kamino Kusumoto, trás um apelo pela paz dos anjos e pela paz do mundo, ele será um instrumento guia de nossa caminhada.
Não é engraçado, o fato de que, em muitos momentos a humanidade buscar a paz e ocasionar mais guerras? Em diferentes locais do mundo, em diferentes situações isso vem acontecendo com muita freqüência. Segundo o livro Pela Paz dos Anjinhos, isso ocorre por existir na mente humana uma visão distorcida, do que seja o homem ou do que seja a paz.
Para o fundador da Seicho-No-Ie o professor Masaharu Taniguchi esse contra-censo é resultado de uma teoria que trata o homem apenas como um conglomerado de matérias, para muitos a alma não passa de um produto do cérebro humano que por sua vez é constituído de uma complexa combinação de inúmeras células, um simples elemento material e para acabar com a dor, a tristeza ou sentimentos equivalentes, basta destruir a matéria – o próprio homem – e acabar com as dores promovendo a paz.
Segundo o livro, para o professor Kamino Kusumoto é quase lógico que ninguém diga isso abertamente, mas nota-se em muitas pessoas uma vaga tendência para resolverem seus graves problemas, ora destruindo seu próprio corpo ou o dos outros. O agravante é maior ainda quando isso nos remete a pequenas vidas indefesas. Como consolidar a paz com a crença errônea de que a vida não passa de um elemento material?
Dentre as leis mentais estudadas na Seicho-No-Ie existe uma bastante conhecida, que é a lei de causa e efeito. Para o Budismo seria a lei do carma. Causa e efeito forma um circulo vicioso que se eterniza. A ciência também aceita essa lei, e a estuda como a lei de ação e reação, tomando como base que tudo que sai de nós retorna. Uma vez que você atira uma bola contra a parede essa retorna com a mesma forca em que foi atirada.
Entretanto a ciência estuda apenas causas materiais e efeitos materiais; ela não acata a inter-relação de causa e efeito que existe entre o mundo espiritual, mental e o material que contribui para a crença errônea com relação à vida. Embora nos últimos anos tenha havido um crescente aumento nas ciências diárias que admitem a relação entre o mundo visível e o invisível.
Tudo que é dado retorna, quem usurpa será usurpado e quem mata será morto. No atual momento em que estamos passando basta olharmos um pouco para o universo que vamos verificar a aplicabilidade dessa lei.
Na Bíblia, Nosso Senhor Jesus Cristo já nos alertava em Mateus, capitulo 26, versículo 52: “Todos os que lançarem mão da espada a espada morrerão”.
A cada círculo, após a semeadura de uma safra; haverá sempre uma colheita.
Após uma série de repetições de plantios inadequados, seguindo a norma de que “quem mata será morto” a ação mental dessa atitude termina causando a guerra dizimando vidas. Veja o que nos diz o professor Kusumoto a respeito de quem elimina vidas inocentes: “no subconsciente de quem costuma eliminar fetos, existe a idéia de que o mundo é dos mais fortes e que é preciso atacar antes que ele próprio seja eliminado. O intenso armamento das potências mundiais nada mais é do que uma conseqüência dessa idéia. É preciso sacrificar alguém para que uma pessoa ou um grupo prospere”.
A Seicho-No-Ie levanta uma bandeira em que ampara a Vida, com um movimento de valorização da vida humana.
Para haver paz no mundo é preciso que exista paz no coração de cada ser humano. Se cada ser humano respeitar a vida haverá paz.
 É o seu melhor que terá condições de melhorar o mundo. Nós não vamos encontrar o paraíso nem vamos encontrar um mundo perfeito, nós é que teremos que criar o perfeito e viver dentro dele, nós é que criaremos o paraíso. Se houver paz no coração desenvolveremos o hábito e a atitude de vivermos no paraíso, em muitos momentos sabotamos a paz com atitudes erradas.
Continua....
fotos by Ariovaldo Ribeiro

Já posso ter um casamento feliz?

Tive muitos problemas com meus pais. Fiz muitas coisas erradas. Nada da certo na minha vida. Participei pela primeira vez do Seminário de Gratidão aos Pais aqui no sul. Já participo das reuniões em minha cidade. E agora? Já posso ter um casamento feliz?
19 anos
J.L.M.
Viamão – RS

Resposta:
Reverências,
Muito Obrigado.
Fico muito feliz de saber que você está participando das atividades da Seicho-No-Ie na sua cidade, e que tenha participado do Seminário na Academia de Santa Tecla no Rio Grande de Sul.
No Seminário de gratidão aos pais deve ter percebido que é fundamental para uma vida feliz verificar o modelo de casamento que você cultiva na mente. Tudo o que você mantém na mente, através do pensamento, da fala e da expressão fisionômica constitui uma oração contínua e fatalmente se concretizará. Por isso você deve analisando os tais erros do passado perdoar-se e sobretudo perdoar os seus pais, se assim for necessário. O perdão deve ser do fundo da alma, assim você será capaz de lembrar-se dos fatos do passado sem dor, mágoa, tristeza ou rancor.
O relacionamento amoroso está fundamentalmente ligado a nossa relação com os nossos pais, e para a mulher principalmente o pai. A partir do momento que você entender e aceitar quem verdadeiramente você é, uma Filha de Deus, herdeira de tudo o que Deus criou passará a sentir-se amada pelos seus pais, e será merecedora da felicidade. Assim você será capaz de construir um casamento feliz, uma vida feliz e com certeza as coisas irão acontecer para você.
O fundador da Seicho-No-Ie o Professor Masaharu Taniguchi nos ensina no O livro dos Jovens, que aquele que pretende alcançar o sucesso nesta vida deve tomar a firme decisão de atingir seus objetivos, e para isso deve empregar como principal capital o seu próprio caráter. Dentro de mais alguns dias vou postar um artigo no blog, a respeito deste assunto, mas por ora, por favor, visualize todas as suas qualidades, valorize-se, sendo uma boa filha e tenha objetivos bem claros de melhoramentos contínuos em seu cotidiano.
Continue participando das nossas reuniões, e, leia o O Livro dos Jovens, faça dele um guia para extrair a sua capacidade, leia também  o livro Buscando o amor dos Pais, utilize-e deste livro em especial para manifestar o verdadeiro sentimento de gratidão pela vida e aos seus pais. 

Lembre-se sem objetivos claros, e com culpa não se chega a lugar nenhum.
Perdoe e ame profundamente sua família.
Com certeza haverá muitas mudanças em sua vida.
Vou seguir orando pela sua felicidade.
Minhas reverências,
Ariovaldo Adriano Ribeiro. 

foto ( flor) by Ariovaldo Ribeiro

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Como ser feliz?

Um diálogo de como tornar-se livre.                                                 Parte I
Isto é possível?
Por que do diálogo?
Como há bastante semelhança nas curas, por exemplo, no campo do espiritismo, certas doenças curam-se quando se recupera o espírito em ilusão, e no campo da psicanálise se curam quando se eliminam os complexos ocultos por meio das reflexões. A reflexão em si constitui um grande diálogo.
Em muitos momentos sofremos porque estamos sempre armados de modo a não permitir que a verdade seja revelada.
Se eu conhecer a causa do meu sofrimento posso me livrar dele. Assim o mantenho oculto. Quanto paradoxo!
Mesmo que a pessoa não tenha um distúrbio físico real, se ela tiver conflitos íntimos e não encontrar meios de extravasá-los, o seu subconsciente provocará diversos problemas no corpo, buscando assim satisfazer seus anseios de forma simbólica.
Você deve vasculhar para encontrar qual é o fato que a mente se recusa a revelar, e só então procurar eliminar essa resistência.
Embora seja muito comum em qualquer método de analise de si mesmo, em vez de a pessoa revelar as resistências e expor seus complexos ocultos, ela tende a levá-lo a dissimular essa resistência. Por conta da vontade de estar doente.
O que é “resistência à exposição dos complexos”?
Sucintamente podemos dizer que os neuróticos têm apego ao seu comportamento.
 Por incrível que pareça o subconsciente trata com carinho a sua neurose, considerando-a essencial a sua existência. Em geral a pessoa cria sua neura como um “muro de defesa” que o impede de degradar-se na vida prática e assim está satisfazendo simbolicamente algum desejo doentio.
Ele sente que não poderá viver sem a sua doença e em outras palavras, seu subconsciente teme ficar sadio e deseja estar doente.
A autoanálise implica em você ter condições de realizar um exame acurado. Muitas pessoas são divagadoras, e vivem em dois mundos. Como uma parte dela vive no mundo da fantasia, não é capaz de efetuar uma introspecção profunda para descobrir que conflitos estão no recôndito de sua mente. Sendo assim preste atenção em tudo e perceba o que lhe causa desconforto. Possivelmente esse desconforto seja indício de um sentimento arraigado nas camadas mais profundas do subconsciente.
Assim não consiste em uma terapia espiritual, e sim em analise da sua mente, em revelar-lhe os conflitos íntimos, e trazer a tona todos os sentimentos angustiantes que havia sido reprimido no subconsciente, e que você possa reconduzir a sua vida ao rumo correto arrependendo-se dos erros cometidos. Desde modo você se liberta de todos os sofrimentos.
Existem momentos que são necessários uma decisão drástica, para acabar de vez com os conflitos íntimos, essa decisão seria a de tornar a sua vida a mais digna possível.
A correta atitude perante a vida devolve a paz mental e a harmonia, desaparecendo as angústias da mente a doença sara. A paz mental cura a alma.
De qualquer modo, a verdade é que existem pessoas que embora se mostrem com uma disposição aparente de estarem curados de seus conflitos e sofrimentos, no fundo tratam-nos com carinho e protegem-nos como se fosse um tesouro particular.
Sua neurose é, por assim dizer uma capa de proteção indispensável em sua vida, e por isso, quando se sente ameaçado de perder esse tesouro particular, ele procura manter-se distante inventando mil e uma desculpas.
Na maioria dos casos utilizam-se da doença como uma arma, mesmo se ferindo, para exercer domínio sobre os outros e sentir-se vitoriosos, como um tirano.
O doente deseja ser estimado e ter a consideração especial por parte das pessoas que os cerca. Não quer ser menosprezado. Por isso não gosta que sua doença seja considerada um caso sem gravidade.
Pessoas que sofrem de doença crônica nervosa, gástrica, cardíaca ,etc., por decorrência de problemas psíquicos, gostam de pensar que sua doença é muito grave, complicada e rara. “Ninguém consegue curar minha doença, ela é mais poderosa que qualquer médico.” – só de pensar assim, tais pessoas sentem-se mais importantes que quaisquer outras pessoas.
Pertence a esse tipo a pessoa que costuma contar, com ar de indisfarçável orgulho, que ninguém conseguiu curá-lo apesar de ele ter consultado muitos médicos e experimentado os mais variados tratamentos. Tal pessoa tem o senso de autovalorização extremamente acentuado.
Ele usa sua doença, tenta impor-se no mundo dominando seus familiares, seu médico etc.
Se ler os livros da Seicho-No-Ie, sua doença agrava, e ele tende a abandonar a leitura sem saber que se persistir acabará despertando para a Verdade, ele irá conscientizar que sua essência é a de filho de Deus, e que é vitorioso por sua própria natureza, não havendo necessidade de usar a “armadura” chamada doença para dominar os outros. E no mesmo instante que despir se dessa armadura sua doença será curada.
As pessoas podem adoecer sempre que sua “mente oculta” (subconsciente) o desejar. E do mesmo modo, podem curar-se sempre que seu subconsciente assim o desejar.
Há pessoas que sofrem de “atenção”. São as que se sentem muito solitárias se não estiverem o tempo todo conversando com alguém, ou mesmo namorando alguém e vivem buscando novos amores tentam buscar compensação nos prazeres carnais momentâneos.
O que precisamos entender?
Essa é a mente da auto-analise. Algo precisa ser desperto.
Por que dos sofrimentos?
Lance um olhar profundo sobre os seus sentimentos, toda infelicidade tem uma causa.
É preciso procurar essa causa nas profundezas de nosso ser e extingui-la, sem o que jamais conquistaremos a felicidade.
De onde vem o sofrimento?
Uma vez que o amor deveria ser um sentimento capaz de despertar o nosso melhor ., nos trazer a  alegria, a  Vida, a lucidez, se isto  não está  ocorrendo  , só podemos  concluir  que  algo  saiu  errado, alguma  coisa  precisamos aprender. Mas o que?
Está  pergunta  é sempre mais difícil !
Será que Deus poderia ser mais claro neste caso? risos ...
O professor Masaharu Taniguchi nos ensina que se o destino de uma pessoa é infeliz, é porque a sua Imagem Verdadeira não está desperta.
 A causa da infelicidade pode estar no imaginário da pessoa ainda não desperta que acredita nas próprias ilusões, como se elas fossem reais. Leia ilusões também como medo... medo é algo muito genérico,mas ele se espalha pela vida, como suas faces nos impedindo de realizarmos.
 Tais ilusões são vividas com a convicção de serem verdadeiras.
Pegue o estar com alguém... como pano de fundo... pegue aquele amor que arrebenta...sei que logo no inicio, você percebeu, que tratava-se de algo diferente, que esse relacionamento não seria apenas um relacionamento,
Agora se pergunte e reflita ?
Foi a primeira vez que isso aconteceu?
 Será que você não estaria repetindo um sentimento que  já viveu com outra pessoa?
Pode não ser dentro do namoro, mas com um pai, com a mãe, alguém da família, com um amigo...
Coisas que nesta vida perdemos que ficaram pra traz coisas que não vivemos... promessas que não foram cumpridas...
Quando repetimos sem notar os mesmos padrões, vamos potencializando as emoções, cada repetição se dará com maior força e crueldade. Provocando um sofrimento cada vez maior...
Veja não se trata de um julgamento... mas de uma reflexão...
 Então ,o que de fato é a vida?
R.: Um curso que você se inscreveu para continuar sua trajetória.
 Sendo assim, compreenda na adversidade há crescimento.
 A Psicologia não explica o carma de um destino nem o que faz a pessoa nascer em uma determinada família e ambiente.
O que você precisa entender é:
Quem está no controle de nossas emoções?
 Se viver com raiva sempre ficará entediado?
 Se viver na solidão, sempre irá encontrar uma pessoa capaz de solidificar esse sentimento em nosso cotidiano.
 Assim vamos encontrar no caminho pessoas que nos farão sentir solidão, rejeição e incapacidade.
Quando isso ocorre...
 Nossos pensamentos reproduzem elementos químicos no nosso corpo, deixamos de responder conscientemente e passamos a ser automáticos. E as emoções são redesenhadas para reforçar quimicamente a memória.
 Passamos por várias experiências...
Por isso funcionamos como se estivéssemos desligados de tudo, mas ainda assim, somos responsáveis por todos os acontecimentos de nossa vida.
 Um viciado sempre vai precisar de um pouco mais para satisfazer a sua necessidade, se não consegue controlar o seu estado emocional é viciado naquilo.
Por exemplo, quem vive, na solidão sempre vai precisar de uma situação para chorar um pouco mais...
A questão é como você vive diariamente?
Tudo o que acontece na vida atual tem como finalidade o amadurecimento da Alma.

continua....
Fotos by Ariovaldo Ribeiro

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como faço para encontrar minha alma gêmea?

Orientação Pessoal

Como faço para encontrar minha alma gêmea? Meu último namoro não acabou bem. Já tive alguns namorados, mas tenho muito medo de ficar sozinha, por isso desejo me casar.
M.A.R
São Paulo – Capital.

Resposta:

Reverências,
Muito Obrigado,

É bem interessante a sua pergunta...como faço para encontrar minha alma gêmea?
Primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns por encarar os seus temores.
Este passo é o início para uma nova vida.
Através das reflexões, mudamos a mente e renascemos para uma nova vida.
Precisamos sempre agir assim: reconhecer o problema e tomar a decisão de resolvê-lo. Às vezes precisa-se de muita coragem para isso.
Em relação a convivência com seu ex-namorado, não se preocupe, esse sentimento ruim irá passar, apenas não fique pensando(martelando, reclamando) que não está passando e as coisas estão piorando.
Ocupe-se com outras coisas, conheça novas pessoas, continue com a sua vida, leia um bom livro, pratique um esporte inicie com uma caminhada, doe seu tempo para ajudar as pessoas, tenha sempre algo que possa proporcionar contentamento para as pessoas que a cercam.
Noto no seu comentário que você que se casar, mas reflita: por que quer se casar?
Na Seicho-No-Ie falamos que para ter Deus ao lado do nosso projeto(objetivo, desejo), este precisa beneficiar o maior número de pessoas possível.
Pelo que pude perceber no seu projeto – casar – você está visando somente o seu benefício em detrimento ao medo de ficar só, não está beneficiando mais ninguém. Nem mesmo você uma vez que esse desejo vem na sua mente como fuga para um mundo feliz! No entanto, este mundo só irá concretizar-se quando você se vir feliz assim como está!
Repita para si mesma: quero me casar para fazer meu esposo a pessoa mais feliz do mundo! Eu já sou a pessoa mais feliz do mundo!
Faça uma lista de como você vai fazer essa pessoa feliz e como vocês dois juntos vão ajudar para a felicidade e outros. Aí sim você estará em sintonia com as vibrações de Deus.
Pratique diariamente a Meditação Shinsokan, consulte no blog: Uma introdução a Prática da Meditação Shinsokan e veja os benefícios deste hábito diário, pratique vislumbrando que você está unida a Deus, e sendo assim, é Deus quem orienta o seu caminho. Não importa o que aconteça, Deus está sempre lhe orientando. Não deixe de estar junto com Deus, neste ou em qualquer outro projeto de sua vida.
Sigo orando pela sua felicidade.
Muito Obrigado.
Ariovaldo Adriano Ribeiro.

foto by Ariovaldo Ribeiro

gravidez, aborto, angústias e relacionamento que não dá certo.

Orientação Pessoal.
Hoje tenho 31 anos, mas quando tinha 19, me envolvi em um relacionamento que não deu certo, fiquei grávida e acabei abortando por iniciativa dele que nunca me assumiu durante os sete anos em que namoramos. Há algum tempo ele foi assassinado, e há um mês tive um sonho com ele. Atualmente estava namorando um rapaz de 21 anos tudo era perfeito, até que nos distanciamos e do nada ele terminou comigo, tudo foi muito difícil, vivo angustiada, carrego um sentimento de quem cometeu um pecado contra uma criança. Tenho ligado para o meu namorado ele não atende, o que mais quero é ter ele de volta será que isso é possível? Já fui um tempo na Seicho-No-Ie até batizei meu anjinho, já me confessei na igreja do meu pecado, como nada vai bem acabo sempre afastando.
M.L.P
Blumenau – Santa Catarina
Resposta:

Reverências,
Muito Obrigado,
Pronto, pare de se culpar!
Você disse que já confessou o erro do passado, assim como já manifestou seu arrependimento e até batizou o anjinho. Portanto não se considere mais como uma pecadora. Sinta-se perdoada por si e por Deus. Pois neste ponto em sentir-se perdoada inicia a sua felicidade. Pare de pensar sou uma pecadora, você já se arrependeu. O erro cometido na ignorância e no desconhecimento da verdade já foi perdoado Junto com o seu arrependimento e sua ação de orar pelo filho que foi impedido de nascer. A sua declaração daqui por diante deverá ser assim: “Sou filha de Deus”.
Quanto a pessoa que você teve um relacionamento e já partiu para o mundo espiritual, preencha um registro espiritual envie para receber oração no Santuário Hoozo, na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna. Para isso acesse o site da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, (www.sni.org.br) e procure uma Associação Local que fique mais próxima de você.
Para que você se torne feliz no presente é necessário que não haja sentimentos de culpa pelo passado. Se liberte interiormente. Se dedique em prol do bem estar do maior número de pessoas. Que bom que você conhece a Seicho-No-Ie, participe ativamente das reuniões e divulgue as revistas mensais para que outras pessoas também possam descobrir um mundo ideal, assim como você. Para tornar-se feliz ajude a fazer as pessoas felizes.  Agradeça constantemente ao papai e a mamãe. Desta forma tudo se resolverá na sua vida.
Por fim não tenha apego, a nada mesmo ao relacionamento atual. Evite a apreensão excessiva. Pratique a oração para encontrar a metade da alma (encontra-se no Livreto Shinsokan e outras Orações – vide livraria virtual - www.sni.org.br/livrariavirtual), sem se prender a forma física de ninguém. Apenas mentalize e agradeça a pessoa que verdadeiramente está lhe destinada, e que você possa fazê-la feliz nesta vida. Espontaneamente você sentirá a confiança, a coragem e a segurança necessárias a sua vida afetiva.
Aproveite seu tempo aqui na terra, sem desperdício. Pratique a Meditação Shinsokan e dedique muito amor às pessoas da sua volta. Participe de um Seminário de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie, que acontece nas Academias assim verás que na perfeita seqüência de espaço-tempo tudo correrá da melhor forma na sua vida.
Vou seguir orando pela sua felicidade.
Minhas reverências,
Ariovaldo Adriano Ribeiro


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Iniciando com a Meditação Shinsokan Básica.

Meditação Shinsokan básica.

A prática do SHINSOKAN é uma meditação contemplativa através da qual o homem transcende o mundo do fenômeno, isto é, transcende a matéria, a carne, a mente, e entra num mundo de dimensão superior, o mundo da Imagem Verdadeira, o mundo absoluto e perfeito criado por Deus, onde o Eu verdadeiro (o filho de Deus) funde-se com Deus e onde se fita com os olhos espirituais a perfeição do Eu verdadeiro, o que é a Vida de Deus, Vida eterna, perfeita, indestrutível, imortal, infinita, pura, imaculada e isenta de pecado; que jamais pecou, jamais sofreu, jamais adoeceu, jamais errou, e que jamais odiou alguém, pois é vida perfeita e invulnerável de Deus; que jamais se queima no fogo, que jamais será atingido por micróbios, que é a vida infinita que cobre todo o Universo, pois ele é um como o Deus infinito.

A POSTURA
A meditação Shinsokan é uma prática espiritual, na qual todo o corpo se identifica com a Verdade. Por conseguinte, é de capital importância a postura correta. Toma-se a posição correta do corpo para se obter a posição correta da mente. Todas as partes do corpo devem estar dispostas de tal forma que obedeçam à ordem cósmica: em cima as partes superiores, embaixo os membros inferiores, a esquerda o que deve ficar a esquerda, a direita o que deve ficar a direita, na frente o que deve ficar na frente e atrás o que deve ficar atrás.

Deve-se sentar bem na ponta da cadeira sem recostar o corpo no encosto. Mesmo ao aprumar a coluna, as costas não devem tocar o encosto.  Os pés devem ser mantidos juntos; com os polegares juntos, recolha os pés para trás como se esfregasse o chão com a ponta dos dedos, posicionando-os debaixo das nádegas e como que sustentando-se com as pontas dos pés. Os calcanhares podem ficar um pouco levantados. Quem tem pernas compridas pode apoiar os calcanhares no chão.

Os homens devem manter os joelhos afastados um do outro cerca de quatro punhos cerrados de distância. No caso da  mulher, a distância deve ser a metade, ou seja de dois punhos. Mas se estiver usando uma saia muito curta, pode juntar mais os joelhos.

Apóie-se nas pontas dos pés, com as nádegas para trás, o máximo que puder. Com isso a coluna vai ficar bem reta. Mantendo a coluna reta sua postura melhora trazendo inúmeros benefícios.

Mantendo a coluna reta como um fio de prumo, sem forçar os ombros, aprume também o pescoço e junte levemente as mãos diante do rosto. As pontas dos dedos devem ficar mais ou menos no centro da testa. O ângulo formado pela abertura entre os antebraços é de cerca de 60º.

Agora passemos a prática:

Aqui se inicia a Meditação Shinsokan. Entoamos o Canto Evocativo de Deus com a convicção de estarmos chamando Deus. Concentramos a mente unicamente em Deus, a fim de conseguir a sensação de união total com Ele. Ë diferente de alcançar o êxtase através de uma simples concentração mental.

Canto Evocativo de Deus:

"Ó Deus-Pai, que dais vida a todos os seres viventes,
abençoai-me com Vosso Espírito.
Eu vivo não pela minha própria força,
mas pela Vida de Deus-Pai que permeia os céus e a terra.                                                                     
 As minhas obras não sou eu quem as realiza,
mas a força de Deus-Pai que permeia os céus e a terra.
 Ó Deus, que vos manifestastes através da Seicho-no-ie
para indicar o caminho dos céu e da terra,protegei-me".                                               

MEDITAÇÃO:
Após o Canto Evocativo de Deus, mentalize o seguinte: 

Neste momento, deixo o mundo dos cinco sentidos e entro no mundo da Imagem Verdadeira. (visualizamos e contemplamos um mundo infinitamente vasto e esplendoroso).

Aqui onde estou, é o mundo da Imagem Verdadeira.
É oceano de infinita sabedoria de Deus (várias vezes).
É oceano de infinito amor de Deus (várias vezes).
É oceano de infinita provisão de Deus (várias vezes).
É oceano de infinita alegria de Deus (várias vezes).
É oceano de infinita harmonia de Deus (várias vezes).

Assim mentalizando, contemplemos os atributos de Deus que, em forma de luz, nos envolvem e se estendem por toda parte. Repetimos esta mentalização até conseguirmos visualizar todo o Universo repleto de luz de Deus.      

"É o mundo da harmonia absoluta.
Neste mundo da grande harmonia,
eu, como filho de Deus,
estou recebendo de Deus a Sua infinita força vivificante”
(que engloba todos os atributos divinos acima referidos).

Respiração:
Ao inspirarmos lentamente, visualizamos a luz resplandecente de Deus fluindo para dentro de nós através das mãos postas (que são como uma antena), preenchendo todo o nosso corpo, desde o alto da cabeça até a extremidade dos pés. Enquanto inspiramos, mentalizamos:

"A infinita força vivificante de Deus
flui para o meu interior, flui, flui, flui..."
(repetimos até completar a inspiração.)

Em seguida, comprimimos o ar para o baixo-ventre, dilatando-o para frente, a fim de criarmos a sensação de plenitude. Conservando essa sensação, mentalizamos:

"Pela luminosa força vivificante de Deus
sou preenchido,sou vivificado,
sou preenchido sou vivificado...(várias vezes)"

Com os olhos da mente, fitamos o nosso ser preenchido e iluminado pela força vivificante de Deus.Enquanto isso o ar vai se esvaindo lentamente pelas narinas.
Quando 70% do ar for expirado, restando ainda uns 30% no baixo-ventre, inspiramos novamente, voltando a mentalizar:                                                          

"A infinita força vivificante de Deus
flui para o meu interior,flui,flui,flui..." 
(repetimos até completar a inspiração.)

Preenchidos os pulmões, novamente comprimimos o ar para o baixo-ventre e aproveitando a sensação de estarmos plenificados, mentalizamos:

"Pela luminosa força vivificante de Deus 
sou preenchido, sou vivificado,
sou preenchido, sou vivificado...(várias vezes)"                                       
(repetimos esta mentalização, combinada com a respiração controlada,até alcançarmos o estado de concentração total.)                                              
                                                                                                         
Então mentalizamos fortemente:                                                         

"Já não sou eu quem vive,
é a Vida de Deus que aqui vive."(Várias vezes.)

Retornamos, em seguida,às frases iniciais:
"Aqui onde estou é o mundo da Imagem Verdadeira!                                                                
É oceano de infinita Sabedoria de Deus, ...
[novamente, como explicado acima]               

Durante a meditação podemos mentalizar também palavras de afirmação de que o objetivo almejado já está realizado.                                                          

Oração pela Paz Mundial ( 2 ou 3 vezes)            

"O infinito Amor de Deus flui para o meu interior
e em mim resplandece a luz espiritual de amor.    
Esta luz se intensifica,
cobre toda a face da terra    
e preenche o coração de todas as pessoas
com espírito de Amor, Paz, Ordem
e Convergência para o Centro.                                                                  

Canto da Grande Harmonia (2 vezes)

"A harmoniosa Vida de Deus ilumina o Universo,
e no mundo reina a paz."

Fim da meditação.

Comece já o mais importante é praticar todos os dias com alegria, ainda que com pouca duração.

Um grande abraço,
Ariovaldo Adriano Ribeiro
Aspirante a Preletor da Sede Internacional

(Fonte: Meditação para Contemplar a Deus "Shinsokan" e Outras Orações; Explicações Detalhadas sobre a Meditação Shinsokan e Meditação Shinsokan é Maravilhosa.)

sábado, 11 de setembro de 2010

Uma Introdução a Prática da Meditação Shinsokan

Uma Introdução a Prática da Meditação Shinsokan
Dentre as mais variadas formas de sofrimento humano o cárcere mental, é sem dúvida, um dos problemas que mais afligem os jovens nos dias de hoje, a ansiedade aliada a complexos e os confrontos tornaram-se grandes vilões do cotidiano. Como libertar-se destas amarras? Como diminuir o nível de agressividade das pessoas, sobretudo mental, e construir a sociedade mais pacifica do Mundo Ideal?

Em tempos de buscas espirituais, como os dias de hoje, muitas são as promessas mirabolantes apresentadas como respostas, por favor, descarte todos os asceses e para uma vida em paz, permita-me introduzi-lo no caminho da Meditação: um momento do seu dia, para um encontro com a Suprema Vida que rege o universo. A Meditação é uma prática cada vez mais comum, e hoje se alinha com alguns dos mais avançados pensamentos científicos.

Quando comecei a participar do movimento jovem da Seicho-No-Ie, me impressionava com a disciplina dos preletores que narravam praticar a Meditação Shinsokan pela manhã e pela noite no mínimo trinta minutos diariamente. Você sabia que é muito comum ao surgir interesse pela Seicho-No-Ie o jovem não saber por onde começar, ainda mais que todos descrevem o fato de a Seicho-No-Ie só adquirir sentido com a prática na vida cotidiana. Algumas preleções acabam sendo até taxativas elucidando que “Seicho-No-Ie é prática”.

Diante de tudo o que escutava dos preletores lembro-me que uma vez tomei a decisão de praticar a Meditação Shinsokan por trinta minutos, tranquei-me no meu quarto para não ser interpelado por ninguém, e com um cronômetro a minha frente dei início a Meditação. Recordo-me que passaram-se segundos e praticava a Meditação, passaram-se minutos, eu continuava a prática, passaram-se horas, passaram-se dias, passaram-se anos, passaram-se séculos e eu pratica a Meditação, por um momento fiquei sem saber onde estava, quem era, em que ano estava, o que teria acontecido e assim resolvi finalizar e abrir os olhos. Para o meu espanto quando olhei o cronômetro marcava: sete minutos de pratica.

Durante algum tempo amarguei a sensação de fracasso, por não conseguir praticar a Meditação Shinsokan, todos os dias, por achar que não possuía concentração suficiente, o que é muito comum aos iniciantes, até compreender claramente que para meditar, não é necessário nenhum pré-requisito, ou preparação, mas sim, apenas um treinamento diário. Basta praticar que naturalmente você se torna praticante.

No livro Meditação Shinsokan é Maravilhosa em seu Prefácio o Prof. Seicho Taniguchi, nos ensina que nenhum ser humano, seja ele quem for conseguirá realizar tudo desde o início, e isso é um fato muito natural, só que qualquer pessoa pode desenvolver-se aos poucos, através de treinamentos diários, e desta forma assimilar muitos aprendizados.

No ser humano encontra-se oculta uma capacidade que é infinita, e é natural que desejemos exteriorizar essa capacidade, a Meditação Shinsokan justamente consiste neste treinamento onde tomamos ciência de nossa natureza divina da grandiosidade que é o Mundo de Deus e onde aprendemos a extrair essa força oculta. A verdadeira pratica religiosa, então, se consiste em realizar treinamentos de modo que você possa praticar naturalmente aquilo que é natural, é o que nos ensina o Prof. Seicho Taniguchi. Deste modo para ser um bom praticante o necessário é o treinamento diário.

Na página 23, do Livro Meditação Shinsokan é Maravilhosa está assim escrito: “Deus está sempre desejando que você seja feliz.”, deste modo precisamos apreender ouvir a vontade de Deus, seguir essa vontade, ser feliz e triunfar.

Para as pessoas com cuja mente está repleta de aspirações tudo transcorre bem, só que as aspirações egoístas destroem o jovem, isto porque um desejo que não esteja em conformidade com a vontade de Deus está ligado a um destino infeliz. Por isso é muito importante transformar as aspirações em Vontade Divina. Como fazer isso? Perguntando a Deus e isso não é nada difícil nos ensina o Prof. Seicho Taniguchi, já que Deus é o “Eu Verdadeiro” que se aloja dentro de você. Basta realizar um treinamento diário, para ouvir a Vontade de Deus, e esse treinamento consiste na prática da Meditação Shinsokan.

Praticando, realizamos dois treinamentos importantes, um é o treino do Shinsokan e o outro é o treino no Shinsokan, um é o modo de praticar e o outro é o treino para ouvir a Vontade Divina. Na página 54, do mesmo livro está assim escrito: “Meditação Shinsokan é um maravilhoso treinamento para você manifestar sua vida do modo que deseja. Logo é necessário praticá-la todos os dias, ainda que, de pouca duração.” Todo homem é filho de Deus, não há porque vivermos a volta com tantos sofrimentos, para o praticante, a vida transcorre bem, ao passo que ao nos afastarmos de Deus, perdemos a autoconfiança, o vigor, e nos tornamos iguais balões murchos.

Veja alguns dos benefícios na vida dos praticantes:

1. Será amado e respeitado pelos outros;
2. Terá sempre ânimo e vigor, tornando-se saudável;

3. Irá saber claramente qual é a Vontade Divina, os ideais e planos de Deus para sua vida;

4. Irá manifestar a sua originalidade, sem preocuparem-se com o que os outros pensam a seu respeito.

Muitas são as pessoas que colocam-se na qualidade de pobre coitado, tornando-se escravo do pensamento alheio;
5. Sempre será conduzido para o caminho correto, é como ter uma bússola que sempre indica o melhor;

6. Perderá a preocupação com o futuro, isto porque, sempre conseguirá saber o que fazer;

7. Saberá qual a melhor carreira que deve seguir, tendo êxito na sua profissão;

8. Manifestará coragem e continuará esforçando-se, seja na profissão, nos estudos, nos esportes, etc.;

9. Irá experimentar a sensação de que quanto mais se esforça, mais capacidade você consegue manifestar, e não há nada mais agradável do que sentir-se pleno;

10. Conseguirá um intenso poder de concentração tendo existo em suas ações;

11. Seu estado mental vai estar no auge, isso fará com que você realize obras grandiosas;

12. Terá disciplina, eliminando as poeiras mentais e pensamentos desnecessários;

13. Irá intensificar a sua força, aumentando sua produtividade em dezenas ou centenas de vezes;

14. Manifestará originalidade e personalidade própria, uma maravilhosa e rica individualidade;

15. Passará a contar com as boas ideias do mundo de Deus e essas jamais se esgotam;

16. Desabrochará o seu dom natural, que só você pode manifestar, sendo um dom divino, tornar-se- a um belo e encantador atributo da sua personalidade, e você não poderá deixar de ser amado e respeitado;

17. Tornar-se á feliz ao ponto de agradecer ao seu abençoado nascimento como ser humano;

18. Em qualquer circunstância irá conseguir voltar a sua mente para o lado da luz;

19. Sempre encontrará o sol brilhando resplandecentemente a sua frente, por isso não há nada com que se preocupar;

20. Terá coragem para superar dificuldades e infortúnios e ainda irá agradecer este momento, por propiciar-lhe uma ótima oportunidade para adestrar e aperfeiçoar a si próprio;

21. Irá avançar sempre com a mente alegre, dedicando amor no dia a dia e as pessoas.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios concedidos, que constam do livro Meditação Shinsokan é Maravilhosa no capítulo um e dois.

Na página 30, consta que: “Praticando todos os dias a Meditação Shinsokan, o Amor de Deus preencherá todo o seu interior e esse Amor emanará de você sob a forma de calor humano que abrirá o coração de todos aqueles com quem tiver contato, fazendo que você e os outros se compreendam mutuamente”. Compreendendo-se mutuamente, cessam-se os conflitos e você se libertará de todo os infortúnios.

Qualquer pessoa pode praticar a Meditação Shinsokan, não é necessário nenhum pré-requisito .A Meditação Shinsokan é algo que basta praticar pra que surjam neste mundo, as maravilhas do mundo de Deus.

Comece já, quanto mais cedo melhor, basta começar. Inicie praticando poucos minutos diariamente, e vá treinando com certeza você tornar-se-á um exímio praticante.

Aprofunde-se neste estudo lendo o livro Meditação Shinsokan é Maravilhosa, e aprofunde-se na prática participando de um Seminário de Treinamento Espiritual em uma das Academias da Seicho-No-Ie.

De modo geral as pessoas entendem meditação pelo processo do pensar contemplar e repousar, de modo análogo a Meditação Shinsokan não foge deste principio, porém nela realizamos uma prática para aprender a ouvir a vontade de Deus. NEle pensar, em seu mundo repousar e sua vida perfeita contemplar.

Para você que já tem o hábito da prática básica, aconselho a estudar o livro Explicações Detalhadas sobre a Meditação Shinsokan e treinar as diversas variações da Meditação Shinsokan.
Um grande beijo,

Muito Obrigado!

Ariovaldo Adriano Ribeiro
 
fotos by Ariovaldo Ribeiro