sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Qual é o seu maior capital?

Garra, força e determinação

Todas as pessoas que assumem uma função de liderança possuem um fascínio humano em alguma parte.

No livro Reflexões sobre a Vida de autoria do prof. Seicho Taniguchi, a origem desse fascínio é a sinceridade, e não a inteligência e tampouco o poder conferido pela função. 

Ser líder sobre tudo é ser o senhor de sua própria vida, ter capacidade para ser líder de si próprio e ser líder dos outros.
        
Uma planta para germinar e florescer, desenvolver-se e dar frutos necessita de cuidados especiais, assim também é a vida de um líder para que possa vencer é necessário prestar atenção em alguns aspectos do viver no cotidiano e em algumas características que devem ser cultivadas.

Nós aprendemos na Seicho-No-Ie que, nesta vida, é possível mudar qualquer coisa, tudo pode ser melhorado, uma vez que o “perfeito” já existe dentro de você.

Como todo mundo possui natureza divina, todos podem manifestar aqui e agora as qualidades essenciais de liderança e assim se tornarem vencedores nesta vida.

Como então podemos transformar sonhos em realidade?

Sem menosprezar as oportunidades você deve de fato perceber que, na verdade no “hoje” se encontra a grande semente de como vamos viver amanhã. É essencial a crença em sua natureza divina. Para ser líder de sua própria vida e líder de si mesmo, é fundamental que você faça um exame acurado do modo como você se vê. Enquanto estiver valorizando suas fraquezas e tomando-se como uma pessoa sem talento ou se vendo sem capacidade, dificilmente você irá manifestar a sua potencialidade e de fato ascender como um vencedor nesta vida.

Todavia, esse modo particular de se ver, ensinado pela Seicho-No-Ie, não deve em nenhum momento lhe conferir uma soberba supremacia de quem já possui todos os atributos divinos e, em função disso, agir apenas em conformidade com o seu ego, buscando através de uma vida cômoda satisfazer as suas necessidades.  Essa vida vazia é o que causa a insatisfação da alma.

Crendo na sua natureza divina, busque um modo de vida que o faça extrair, cultivar e ampliar os seus dons inatos; deste modo, cada vez mais manifestar-se-ão as qualidades inatas para ser um grande líder. Quando se crê na natureza divina, naturalmente a mente procura meios de poder fazer.

Qual é o maior capital na vida de um líder?

Um dos maiores obstáculos na vida dos líderes constitui-se na sensação de que as coisas grandes estejam fora do seu alcance e, neste ponto, o que falta é determinação.

Em O Livro dos Jovens o prof. Masaharu Taniguchi nos ensina que agir com garra, bravura e persistência faz com que os ventos soprem a nosso favor.

Tudo e todos lhes favorece, essa mentalidade, constitui um dos grandes segredos na vida dos líderes. Como adquirir essa mentalidade? Isso é muito simples, basta você manifestar a sua originalidade.

Você deve buscar a sua originalidade, não se contente em igualar-se aos outros, manifeste a sua originalidade, siga com persistência e determinação, isso irá lhe conferir coragem e bravura, entre aqueles que avistarem o seu modo de viver, você encontrará muitos amigos.

Em momento algum você deve considerar satisfatórios os sucessos e os métodos, as técnicas e as ideias daqueles que o antecederam. Você deve buscar sempre em tudo colocar a sua marca e dar novos passos a partir daquele ponto. Se um dia você é uma fortaleza e no outro é um fracassado, se pergunte “até quando vou me permitir viver assim?”.

Forte crença em você

As pessoas não cessam de buscar melhorias em O Livro dos Jovens encontramos o seguinte texto: “A roseira produz rosas; a glicínia produz flor de glicínia; a ameixeira produz flor de ameixeira e o pessegueiro produz pêssegos. A missão de cada um é manifestar a sua própria individualidade”. Quando nos empenhamos com o espírito de coração sincero, descobrimos que, de fato, não necessitamos imitar ninguém para ser líder, e tampouco forçar os outros a mudarem os seus próprios rumos para nos sentirmos vencedores.

Quando começarmos a agir abandonaremos as frustrações. No agir descobrimos que todo momento é o momento certo. No mesmo livro o prof. Masaharu Taniguchi nos ensina que: “Um caçador astuto não segue as trilhas frequentadas por outros caçadores, pois ele sabe que ali não chegará aos locais de caça abundante. Ele se embrenha pela selva através de caminhos ainda inexplorados, pois é assim que poderá obter uma melhor caça”.

Para manter-se atual, você precisa descobrir-se novamente

Como você está lidando com o seu passado, como se comporta com as adversidades do presente?
Para um futuro brilhante, não tenha medo dos novos caminhos. Pode-se se dizer que as pessoas fracassam à medida que deixam de vivificar a si mesmas.

Todo ser humano é maior que a sua própria dimensão física.
Para alcançar a vitória, você precisa ser líder de si mesmo. Este modo de viver lhe concede ânimo e vigor.

Seja qual for a sua meta, a sua especialização nos estudos, ou o tipo de serviço a que se dedica, você sempre deve buscar melhorias. Isso é o que lhe transforma em líder. Não se contente achando que tudo está perfeito. Entenda que em tudo as partes podemos descobrir melhorias, e é através dos melhoramentos de cada um, que tudo neste mundo consegue progredir. Em resumo, o seu melhor é que melhora o mundo.

Novas técnicas, novas abordagens, novos papéis, o que renova o mundo é o modo de viver dos líderes.

Desta forma, compreenda que tudo pode ser melhor, tudo pode ser renovado, a começar pela sua vida.

Entretanto não pense levianamente que basta fazer algo novo que você irá conseguir êxito. O que conduz ao verdadeiro êxito tem de ser uma característica sincera da sua originalidade.

Servir é a base do êxito!

Não se torna líder através de um viver casual, o sucesso ocorre pela da manifestação do coração sincero que cada um dedica no caminho, manifestando persistência e coragem. E essa é a atitude que lhe concede impulso suficiente para conduzir você ao topo.

No O Livro dos Jovens, a Seicho-No-Ie nos ensina que o mundo sempre está em busca de novidades, e que uma ideia aparentemente boa que não é acolhida não possui praticabilidade.

O mundo coroa com sucesso as pessoas que ostentam bem alto sua individualidade e seguem firme em seus valores, concebendo e pondo em prática novos métodos. Os que vivem manifestando amor e espírito de dedicação sincera sempre serão vencedores.

Vivendo com sinceridade você vai atrair o interesse das pessoas, e se tornará o líder dos outros.

Tome agora mesmo a decisão de renovar, de acrescentar novos aspectos em sua personalidade, algo de novo, bem original, que farão todos o reconhecerem como líder.

Deste modo você sempre será admirado, respeitado, e os ventos sempre soprarão ao seu favor.


Agora você já está de posse do maior fascínio que um líder possui:

A marca da sua originalidade.

Muito Obrigado,

Ariovaldo Adriano Ribeiro
fotos by Ariovaldo Ribeiro

3 comentários:

  1. Reverências!
    O mais engraçado é que algumas pessoas não compreendem a essência da verdadeira liderança, e querem essa posição para se auto-afirmarem perante a si mesmo e aos outros. Porém, ser líder na verdade é servir humildemente o maior número de pessoas, orientando-as pelo caminho certo, e não o contrário. Todos são necessários nesse processo, e o líder, com certeza, é um elo forte.
    Manter a originalidade é muito importante...isso dá segurança e exterioriza nossa imagem verdadeira!
    Muito obrigada, pelo belo teor de seu post!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Katy,
    vamos seguir estudando e buscando espelhar os estudos em nosso viver diário!
    bjos
    Ariovaldo

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado muito obrigado

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!