segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Qual a razão verdadeira de levar flores e limpar o túmulo dos antepassados?

Olá querido professor,
Estamos em família conversando e temos uma dúvida.
Qual a razão verdadeira de levar flores e limpar o túmulo dos antepassados, se sempre os lembramos com carinho e afeto e com boas lembranças? Segundo meu pai a terra é vida, nela tudo se transforma e nada se perde, e ele disse que se a minha avó e os meus antepassados são filhos de Deus perfeito como eu posso atribuir a eles a causa da minha diabete?
Para ele, não vale a pena ir levar flores no túmulo se ele já nutre um sentimento bom dentro de si, um sentimento positivo com afeto e respeito. E ele pensa que se existe o espírito ele percebe os sentimentos e não as ações. São melhores flores que um bom sentimento?
E também disse que a terra com a sua sabedoria infinita, absorvem tudo e tudo transforma, e que os restos do corpo já não existem e hoje fazem parte da terra.
Estamos em um dilema e gostaríamos de saber o que pensa disso.
Te agradecemos muito.
Família Almeida

Resposta: 
Minhas reverências a toda família e em especial ao seu pai.
Suas palavras e seu modo de pensar são de quem demonstra ter muita sabedoria.
De certo ponto ele tem razão, uma vez que o homem é Filho de Deus e é perfeito.
E de fato o corpo já não existe, e sim já formam parte da terra.

Mas então porque temos essa prática de limpeza dos túmulos e também porque levamos flores?
Para responder essa pergunta convido-lhes para uma reflexão:
Nossa vida tem origem na fonte divina, entretanto ela não existiria neste mundo, sem considerarmos a vida dos nossos antepassados.

Nós nascemos graças aos nossos pais e eles nasceram graças aos seus respectivos pais.

Podemos compreender que a nossa existência se deve a um grande número de pais e mães que viveram no passado.

Para que pudéssemos nascer foram necessários, quatro avós, oito bisavós, dezesseis tetravós, e por aí vai se formos regredindo dez gerações anteriores, seriam 1.024pessoas, vinte gerações anteriores atingiriam 1.000.000 (um milhão), e quantos seriam desde o ponto de partida?

Realmente é um número espantoso de pais e mães que pertencem a uma mesma árvore genealógica e aos quais estamos ligados pelo sangue.

Isso tudo é muito óbvio, muito simples, mas só pela constatação de todas as pessoas em nossa família que já trabalharam pelo progresso de todos, devemos demonstrar nossa gratidão.

Portanto, só em reverência a esse fato já seria importantíssimo agradecer aos nossos antepassados, oferecendo-lhes as palavras da verdade através da leitura das Sutras Sagradas que lhes servirão de alimento espiritual.

Ou mesmo através de visita aos túmulos, zelando-lhes com demonstração de afeto e respeito.

Em uma representação de um esboço de uma árvore genealógica os antepassados são nossas raízes, os pais o tronco e os filhos são os ramos.
Em um lar onde os familiares celebram gratidão os antepassados, os filhos progridem e toda a família prospera.

Assim como um galho amputado de uma arvore não terá muita sobrevida, o homem que não reverência suas raízes, também secará e murchará, nos ensina a Seicho-No-Ie no livro a Alegria de Cultuar os Antepassados, de autoria de Kamino Kusumoto.

O homem parece viver apenas no mundo material, mas na origem da Vida, ele vive com as raízes da Vida fixadas no mundo de Deus.

Os antepassados são as raízes da Vida.

A Seicho-No-Ie nos ensina que devemos respeitar nossos antepassados, que devemos agradecer a eles, não como condição para sermos felizes. Devemos somente agradecer. O importante é agradecer somente.

Vamos imaginar uma situação, eu lhe fiz um bem, algo muito bom, que lhe trouxe uma alegria uma paz, algo que realmente lhe fez bem, como você irá me retribuir?

Provavelmente você irá pensar que somente dizendo muito obrigado, ou me querer bem, e ter-me em seu coração com afeto não será suficiente, de alguma forma você irá desejar materializar esse sentimento.

Assim provavelmente irá me mandar uma carta com palavras de gratidão ou até mesmo irá me presentear, nem que isso seja apenas uma simples lembrança como demonstração de seu afeto você terá vontade de fazer.

Por isso que visitamos os túmulos levamos flores, para demonstrar nossa gratidão.
O corpo jaz, mas o espírito é Vida, em reverência a essa Vida, cuidamos do túmulo.

Claro nem todos os antepassados fazem questão que visitemos os seus túmulos.
Aqueles que estão iluminados não fazem questão dessa visita, pois não estão apegados ao corpo carnal que deixaram, mas como também não sabemos o grau de conscientização de nossos antepassados, devemos visitar os túmulos em datas especiais tais como finados, dia dos pais, dia das mães como forma de demonstrar nossa gratidão.

Assim também são as nossas oferendas aos nossos antepassados – uma simbologia da expressão do sentimento, do fato de termos despertado para a Vida Grandiosa de Deus, presente em nós.

Como é maravilhoso é ser filho, como é bom fazer parte dessa família, quando constatamos que temos orgulho de nossos pais e consequentemente de nossas raízes, de algum modo tentamos materializar esse sentimento.

As orações em intenção as almas, realizadas nas igrejas, a leitura das Sutras Sagradas, diante do oratório da família e até mesmo as flores levadas ao túmulo e o zelo de manter ele limpo, constitui a expressão do nosso carinho.

É o nosso sentimento de gratidão materializado em uma forma.

Basicamente, por ser filho de Deus, o ser humano já é perfeito e completo, não necessita que lhe seja acrescido coisa alguma. Esta é a Verdade fundamental.

Se algum espírito sente falta de oração em sua memória é porque ele não despertou ainda para sua condição de filho de Deus.

Aquele que está efetivamente consciente de sua natureza de perfeição dispensa qualquer oferenda em sua homenagem nos ensina a Seicho-No-Ie no livro Melhore seu destino orando pelos Antepassados, este de autoria de Masaharu Taniguchi.

Então quando estamos demonstrando nossa gratidão aos nossos antepassados, de modo algum estamos fazendo porque eles sejam espíritos em ilusão, é porque a gratidão em forma representa o nosso amor e constitui um dos melhores nutrientes para todos os espíritos que se encontram em processo de desenvolvimento infinito.

A Seicho-No-Ie, reverência a Vida, e de modo algum estamos lidando com mortos, o que morreu na verdade foi o corpo carnal, agora a Vida alojada no corpo carnal, essa jamais morre, é eterna.

Deus é Verdade, nossos antepassados também; logo para reverenciá-los, devemos fazê-lo com toda a sinceridade, de todo o coração.

Quando manifestamos esse sentimento em forma de atitudes concretas ocorrem inúmeros milagres tais como a melhora na situação econômica, a harmonia no lar e até mesmo a cura de graves doenças consideradas incuráveis, realmente esse é um fato bastante curioso.

Ainda no livro Melhore seu Destino Orando pelos Antepassados a Seicho-No-Ie nos ensina o seguinte:

“Muitas pessoas ignoram a relação existente entre o mundo espiritual e este mundo material. Pensam que a morte do corpo é a morte do homem, que ganham mais aqueles que aproveitam ao máximo enquanto possuem corpo, prejudicando seus semelhantes com esperteza e crueldade. Efetivamente, todos conhecemos sujeitos que roubaram ou prejudicaram o povo, saborearam uma vida cercada de luxo e conforto e morreram tranquilamente, sem receberem qualquer punição.”(Prefácio).

“Hoje, a ciência mental acha-se bastante evoluída e não se resume mais na psicologia tradicional. Comprova-se cada vez mais a existência de espíritos que sofrem desesperadamente, como consequência de atos praticados na vida física. O inferno e o purgatório não existem verdadeiramente como ensinam certas religiões, mas as múltiplas facetas do sofrimento, pelas quais passam os espíritos, aproximam-se das descrições antigas sobre os degraus do purgatório. Quanto mais impuro o espírito, mais tempo ele leva para se purificar.” (p. 8)

“A purificação do espírito pode ocorrer pelo processo natural, depois de cumprido um longo período de sofrimento. Essa purificação deve vir com um arrependimento que consiste em conscientizar profundamente o mal que se praticou no passado e bani-lo com a firme decisão de nunca mais voltar a cometê-lo.” (p. 9)

Ou outro modo do espírito tornar-se livre é conhecendo a Verdade.

“Conhecer a Verdade é compreender que, na essência, todo ser humano é oriundo de Deus e possui todas as características de Deus: a perfeição infinita em todos os sentidos. O espírito pode obter essa conscientização quando um parente encarnado procede à leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade ou Palavras do Anjo, especialmente em memória desse espírito.” (p. 9)

Por isso que na Seicho-No-Ie oferendamos nossa gratidão através da leitura das Sutras Sagradas que exprimem a essência do ensinamento da Seicho-No-Ie que ensina que o homem originariamente é filho de Deus e é perfeito.

Em uma família pode ocorrer de algo que foi praticado no passado, migrar de geração em geração, a isso damos o nome de carmas de vidas passadas.

Quando entre os antepassados, por exemplo, há alcoólatras ou pessoas que tiveram mortes anormais é comum muitas vezes os seus descendentes manifestarem os mesmos sintomas, por influência da hereditariedade.

Os pecados e os carmas negativos cometidos no passado fazem parte do seio familiar e estão também dentro da nossa própria mente.

O carma é retido no subconsciente, mas ao ler assiduamente a Sutra Sagrada, ao ler os livros que expressam a Verdade, eles são purificados, sejam eles da própria pessoa, ou seja, eles transmitidos pelas gerações anteriores.

A Seicho-No-Ie nos ensina que quando um membro da família alcança o despertar as noves gerações mais próximas nascem no céu.

Não há carma que não seja eliminado diante da conscientização da Verdade o Homem é Filho de Deus, o pecado originariamente não existe, o mal não existe, a doença não existe.

Mas então como salvar almas que continuam sofrendo no mundo espiritual?

Para as almas que insistem em continuar sofrendo as dores do corpo físico inexistente, deve ser esclarecido que não possuem mais corpo material nem doença, que a Vida continua após a morte, por ser eterna, e que a morte não existe na verdade, mas é apenas uma passagem do mundo material para o mundo espiritual, cuja hora depende exclusivamente de Deus.
Estas explicações estão contidas na Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, e é por isso que na Seicho-No-Ie aconselhamos oferecer aos antepassados a leitura dessa Sutra, diariamente num predeterminado horário como consta da página 25 do mesmo livro.

Geralmente as pessoas que entram em contato com o ensinamento da Seicho-No-Ie tem como antepassados pessoas de grande fé. Quando manifestamos nossos sentimentos através da simbologia de limpar os túmulos de levar flores de oferecer orações, esses espíritos que se encontram nas esferas celestiais nos retribuem gratidão em forma de inúmeras bênçãos derramadas sobre todos os familiares.

Isso é um fato comprovado nas vidas dos inúmeros adeptos da Seicho-No-Ie.

Assim a Vida perfeita de Deus, flui e atinge os descendentes quando estes agradecem aos pais – ao tronco – e agradecem as “raízes” – através da gratidão aos antepassados.

Com relação à diabete, se houver casos na família, ofereça a Verdade em forma de Oração mais ainda assim lembre-se o mais importante é aprender a viver, agradecendo a todas as coisas, ao recordar o passado perceba quantas pessoas coisas e fatos estavam lhe vivificando. Mesmo que seu espírito tenha escolhido um caminho mais longo, não foi em vão, não existe nada que seja inútil nesta vida. Reforce o sentimento de viver em harmonia com gratidão a todas as coisas e tudo se normalizará.

No livro A Verdade da Vida vol. 29 a Seicho-No-Ie ensina que a diabete é reflexo da mente com medo, ira, do sentimento de ficar zangado ou apavorado, ou mesmo o acumulo de pequenos medos e raivas nesta vida ou até mesmo em vidas passadas.

Em alguns casos pode até serem sim influência de espíritos, como crianças que não puderam nascer etc., mas tudo pode ser revertido com a leitura dos livros da Verdade e com a disposição em viver manifestando alegria e gratidão.

Bem, vou concluindo minha reflexão, mas para aprofundar-se mais neste assunto seria bom ler o livro Melhore seu Destino Orando pelos Antepassados.

Um grande abraço a toda família com afeto.
Em especial para seus pais.

Muito Obrigado.
Ariovaldo

fotos by Ariovaldo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!