sábado, 18 de junho de 2011

Um mergulho mais profundo

Reverências
Muito Obrigado,
Como estão todos?
Como estão indo suas práticas diárias?
O caminho do meditante é bastante simples, lembre-se que não é necessária nenhuma habilidade extraordinária ou mesmo uma capacidade sobrenatural para meditar, basta simplesmente treinar diariamente que você se tornará meditante.
Na Seicho-No-Ie, apreendemos de um modo bastante simples a prestar atenção “a ação da nossa mente”, tudo que percebemos sentimos e vivemos é o resultado dos hábitos mentais que carregamos, e sempre somos impelidos a mudar nossos hábitos no pensar, justamente pra vivenciarmos novas e ricas experiências na vida.

Na nossa mente repousa a fonte de todas as experiências, ao mudar a direção da mente alteramos toda a nossa experiência. À medida que exercitamos um maior controle dos nossos pensamentos e alteramos nossos hábitos vamos abandonando dores, tristezas e ansiedades, e fisicamente nos manifestamos mais saudáveis e também prósperos.
Ao cultivar uma intensão e uma atenção maior no cotidiano uma pessoa é capaz de modificar drasticamente o seu modo de viver, é possível sair completamente do estado de carência e passar a viver uma vida de abundância. Toda essa transformação acontece através da compreensão e do amadurecimento no nosso entendimento referente à nossa natureza e ao universo que nos cerca.
Não é através de nenhuma magia mas apenas lendo os livros da Verdade, que fundamentam o Ensinamento da Seicho-No-Ie, que ocorre essa verdadeira alquimia, conforme vamos absorvendo a Verdade através da leitura vamos alterando a “base vibracional” dos nossos sentimentos e pensamentos, e tudo o mais passa a transcorrer de um modo mais simples e viver passa a ter um novo significado.
As tensões são amenizadas e experimentamos a paz e a felicidade.
Bom, falando em mente, precisamos compreender que ela não está enclausurada dentro do nosso corpo carnal, nos ensina o Professor Masaharu Taniguchi em sua obra A Verdade da Vida no volume 8, e sim ligada a Mente Onipresente.
Essa Mente Onipresente recebe diferentes nomes mesmo dentro da vasta literatura do Ensinamento da Seicho-No-Ie, podemos encontrar referências como Supraconsciência, Mente Divina, Mente de Deus, Mente Universal, Interior Sagrado do Homem, Mundo de Deus, Mundo da Imagem Verdadeira, e também como Banco do Universo.
Todas as descrições nos levam a compreensão de um mundo pleno, perfeito, de onde tudo se origina.
Em outros estudos, e em outras escolas espiritualistas, este conceito é cada vez mais  discutido e também aceito, sobretudo pelos praticantes de outros métodos de meditação.
Parece-me que até a física quântica, hoje mais alinhada com os pensamentos espiritualistas admite a existência de um mundo denominado “Campo Unificado” fonte de onde brotam apenas paz e felicidade.  
Este termo foi cunhado por Alberto Einstein, e o físico Fritjof Capra em sua obra O Tao da Física nos mostra como as grandes descobertas nas áreas científicas do século XX se alinham com conceitos místicos milenares elaborados a mais de cinco mil anos por místicos e filósofos do oriente.
Em tese o professor Masaharu Taniguchi nos explica de um modo muito simples o elo da nossa consciência com a Mente Universal.

A vibração de um desejo que surge na mente de uma pessoa será sentida pela Mente do Universo inteiro e desta forma ocorre em algum ponto do Universo uma ação que facilita a concretização deste desejo, algo simples como: “Pedi, e dar-se-vos-á”.
Quem está de posse desta consciência consegue perceber que está ligado a este “Banco do Universo” e assim possui consciência que já ,aqui e agora, possui uma riqueza sem limite e até mesmo sem forma, e para sacá-la basta uma intensão que ela se manifesta como ação.
É claro que para entrar em sintonia com essa provisão ilimitada devemos treinar a nossa mente na pratica do bem, na compaixão e na dedicação de amor ao próximo, uma vez que qualquer sentimento egoísta entorpece a consciência,  impedindo-a de penetrar neste Mundo Perfeito Criado por Deus.
O Professor Masaharu Taniguchi parafraseia esta experiência usando o exemplo de um mergulhador, eu fiz um curso de mergulho a mais ou menos uns seis anos, sou certificado pela PADI, possuo habilitação internacional para mergulhos até trinta metros de profundidade, e em meus raros momentos de mergulho sempre me lembro dessa metáfora do Professor Masaharu Taniguchi e me sinto na busca desta experiência, capaz de mudar a percepção, de um modo estranhamente incrível este esporte realmente nos traz uma paz e uma felicidade após a sua experiência, não sei se pelo medo do desconhecido, ou pela sensação de ter sobrevivido uma vez que nem ao menos sei nadar e sempre tive fobia por água, mesmo assim mergulhar me traz sempre uma sensação no pós mergulho de terna felicidade, segundo o Professor Masaharu Taniguchi, meditar é semelhante ao ato mergulhar. Um mergulhador desce as profundezas do oceano em busca de tesouros, e ao encontra-los o mergulhador o traz para a superfície. Esse é o paralelo uma vez que ao penetrarmos no Interior Sagrado do Home nos deparamos com infinitos tesouros, podemos até ter uma lista do que vamos trazer e manifestar neste mundo físico, mas no Interior Sagrado, no Banco do Universo, no Mundo da Imagem Verdadeira, em Deus tudo já nos foi concedido.
Na página 176 do mesmo livro o Professor Masaharu Taniguchi com base em sua própria experiência quando conseguiu seu emprego, nos ensina como Mergulhar em Deus, um mergulho mais profundo, assim para finalizar compilo aqui sua explicação:
“... primeiro: Junte as mãos em posição de prece, feche os olhos, recite o Canto Evocativo de Deus, como se faz na Meditação Shinsokan; depois mergulhe em Deus: “Eu vivo, não pela minha própria força, mas pela Vida de Deus-Pai, que permeia os céus e a Terra”. E mergulhe todo o espírito no significado do verso. Se assim fizer, emergirá a consciência de que o fato de você estar vivendo não se deve à pequena força física, que até então você acreditava ser o seu “eu”, mas sim a Grande Vida, poderosa, imensurável, que existe imanente no Universo grandioso. Quando sentir profundamente essa consciência, repita dezenas de vezes o verso seguinte do Canto Evocativo de Deus: “As minhas obras, não sou em quem as realiza, mas a força de Deus-Pai, que permeia os céus e a Terra”.
Criando assim sentimentos profundos de que não existe entre o céu e a Terra um trabalho sequer que seja feito pelo “ego”, mas sim que o que você faz as transformações que ocorrem na Terra, tudo se deve à força do Deus-Pai onipresente e imensurável, sinta no funda da alma:
“Não há nem eu nem outro, todo o Universo está dentro de Deus que é um só. Eu busco, não com, a pequena força do ego, mas com a força do Universo inteiro. Por isso ao mesmo tempo em que eu busco infalivelmente em algum lugar do Universo está nascendo o objeto desta busca; e, assim estamos nos aproximando um do outro. Como essa atração mútua se deve à Força de Deus à Força imensurável, graças a ela o que eu busco será infalivelmente encontrado.”
Mentalize desta forma por cerca de mais ou menos uns dez minutos orienta o Professor Taniguchi, e depois com o espírito calmo renda graças ao Pai do Universo concluindo sua meditação.
Ele ainda deixa a seguinte ressalva: uma vez que através da meditação você nega qualquer trabalho feito pelo ego, e uma vez que confia a Deus a construção do bem e do belo na sua vida, jamais acontecerá algo que não seja bom assim você pode ficar tranquilo, tudo o que vier agradeça e use-o como trampolim para o melhor que está por vir.
Aconselho a você ler o livro na integra até para estudar outros aspectos importantes no caminho da mudança mental.
Lembre-se, como estamos todos conectados, o seu melhor, também melhora o mundo.
Um beijo no coração e bom mergulho!
Ariovaldo Adriano Ribeiro
fotos by Ariovaldo Ribeiro

4 comentários:

  1. Amigo Ari, muito bom dia e muito obrigada pelo lindo texto! Vou partilhar! Bjjs de Luz! Eliane Cunha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto. Muito bom! Vamos mergulhar!
    Denis

    ResponderExcluir
  3. Belo texto Ariovaldo! Li e reli e realmente abre a mente! Muito Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!