quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O valor da amizade em plena era das redes sociais.


Hoje em dia ser popular é quase uma obrigação. Com o advento da internet, e suas multi-facetadas funções qualquer pessoa pode sair do anonimato e ter seu momento de fama como jamais visto na história dos grandes heróis da humanidade.

Hoje nas escolas travam-se verdadeiras disputas por amigos virtuais, como se o fato de você ter mais amigos, fizesse de você o mais popular.

Qualquer um, com uma câmera fotográfica, sem nenhum recurso e uma conta no Youtube, pode ser recordista de audiência desbancando uma mega produção preparada para isso.

Claro que mesmo em meio ao caos, existem as oportunidades e para quem possui autenticidade pode aproveitar a internet, divulgar seu trabalho, e ter também a sua oportunidade no “Hall da fama”.

Mas cuidado!
É no “Hall da fama” que afelearam-se milhares de solitários, que por não saberem cultivar o amor leal, vivem sem amigos.

É lá também que se constroem tribos, com regras e códigos ocultos, que induz o outro a pensar que para ser aceito, ou para fazer parte de um grupo específico, seja necessário abandonar a originalidade igualando-se aos demais no comportamento e na conduta.

Este grupo geralmente gira em torno de uma pessoa tida como “popular”. Alguém que transmite a falsa ideia de poder e, um forte carisma, usado para dominar e persuadir os demais.

É triste constatar, que não são raras às vezes, que esses líderes destroem a vida dos demais pela prática de Bullying  ou por maus exemplos, encaminhando os integrantes desta vida vazia para o mundo da drogadição, como fuga para aplacar a dor da alma no hall daquele que fez da sua fama um esconderijo da vida vazia.

Quando nos tornamos iguais perdemos a nossa identidade e é na diversidade de cada um, que a vida ganha brilho. Na amizade todos buscam compreensão. Todos buscam o convívio do amor.

Só que infelizmente as pessoas estão buscando compreensão em um mundo imaginário, que constrói e destrói qualquer um bastando para isso apenas um click.

Esses são os amigos de uma vida por interesse. Todo mundo usa todo mundo. Está atitude é comum e aceita quando somos crianças. A relação de amizade se dá por trocas, se chega um amiguinho com um brinquedo novo, rapidamente se esquece daquele leal amigo sem nenhum constrangimento e agora se cultiva a nova amizade sem o mínimo de preocupação com o “ex-amigo”.

Nunca se conviveu com uma sociedade tão carente como nos dias atuais. Este é o grande paradoxo já que a indústria do turismo, nunca esteve tão farta com os mais diversos entretenimentos nas mais diversas áreas.

Em O Livro dos Jovens, o professor Masaharu Taniguchi, no capitulo 11: O Valor Inestimável de Bons Amigos, nos alerta da influência espiritual que exercemos uns sobre os outros.

E, no contexto atual, ainda é muito mais importante prestar atenção com os grupos a quem nos filiamos justamente por conta desta troca de influência que nos acompanha pela vida.

A internet derrubou fronteiras, mas o homem a cada dia se torna mais solitário e prisioneiro das suas mazelas.

Hoje, mais do que nunca é essencial compreendermos nossa visão de mundo, entender quem somos como somos e o porquê de sermos assim.

Acolha a sua história e quem é você. Aceite tudo e depois disso sim, decida ser um grande homem, uma grande mulher que vive livre e, traça o seu próprio caminho seguindo a orientação de Deus e não aceitando más influências por carência.

Para ser livre, busque com administrar com maestria a mente, emoções e energias. Pois são estes os elementos que dirigem nossas mais sutis ações, as quais sendo positivas originam felicidade, e quando negativas, geram sofrimentos para todos, incluindo aí pessoas que nos rodeia, a humanidade e a natureza.

Convivemos com muitas pessoas que vivem na superficialidade, buscam a reconciliação como modismo, na esperança de uma vida feliz. Não sabem ouvir, e por outro lado querem ser respeitadas, admiradas, e reconhecidas. Pesam a felicidade pelo número de amigos presentes nas redes sociais.

Mais do que qualquer um o jovem de hoje precisa adaptar-se a todos os processos e linguagens  e precisa compreender que adaptar-se não significa desaparecer no mundo físico e viver somente no mundo virtual.

O professor Seicho Taniguchi no livro Meditação Shinsokan é Maravilhosa, o livro que ensina meditação para adolescentes, alertava os jovens, da necessidade do amadurecer com autenticidade.

Segundo ele, como Filhos de Deus todos nascem com a mente límpida, e possuem virtudes, e trazem em si uma vida de real valor e significado.

Porém com o passar do tempo, vão obscurecendo a mente, com pensamentos egoístas e voluntariosos, deixa-se levar pelas conversas dos colegas, pelas fofocas que só denigrem os demais e busca aprovação na reprovação do modo como o outro vive.

No egoísmo impera a satisfação das vaidades pessoais, característica do mundo das mentiras que faz qualquer um esquecer-se de si. A consequencia é que aos poucos essas pessoas perdem o vigor. E mesmo que possua nas redes verdadeiros impérios de amigos, deixam de serem amadas pelas pessoas que as cercam e tornam-se iguais a balões murchos, como cita o professor Seicho Taniguchi em seu livro.

É preciso parar de fingir e aprender viver de verdade. Quando fingimos pode até ser verdade para todos os presentes, mas na mentira não há espaço para a alegria.

Vamos abandonar a superficialidade, para isso cresça com aquilo que você é.

É essencial que você decida antes de tudo, ser o seu melhor amigo.

Temos uma vida terrena de grande significado, se não compreendermos claramente a razão do nosso nascimento, por que nesta vida nascemos destes pais - quais lições nos são essenciais, poderemos amargar uma vida sem sentido.

Para tanto é necessário percorrer o labirinto das emoções mais ocultas, reconhecer a fragilidade do sentir, a raridade e preciosidade dos ínfimos dissabores, suas lições e singularidades, para viver a redução dos conflitos e encontrar, no caos que aparentemente envolve o viver, a oportunidade de ser mais feliz e ter uma vida naturalmente cheia de brilho e profundidade.

Mais do que nunca hoje você precisa ser o seu melhor amigo.

A humanidade está carente de Deus.

Volte a sua mente para Deus, quando você encontra Deus, quando mergulha no Seu Mundo, você encontra o mundo onde nada falta. Falo isso pela minha própria experiência de vida.
Graças a Deus aos quatorze anos aceitei participar de um evento da Seicho-No-Ie, e de lá para cá, pautei minha vida nos ensinamentos e em muitos momentos de solidão fiz dos livros da Verdade os meus melhores amigos. E assim renasci e me tornei livre. 

Na Revelação Divina da Grande Harmonia existe o ensinamento que precisamos “nos reconciliar com todas as coisas do Céu e da Terra”, para sentir Deus, mas antes de tudo, precisamos começar agradecendo aos nossos pais.

Durante muitos anos, pensei em me reconciliar com tudo, e queria que a minha vida ganhasse significado, só que deixava a reconciliação com os meus pais em segundo plano.
Assim, que iniciei no movimento, li dez vezes o livro Buscando o Amor dos Pais, por orientação de um preletor que enfaticamente me disse que, enquanto eu não me reconciliasse com meus pais, nada daria certo em minha vida.

Mas o estranho é que eu já era uma boa pessoa, mas por que precisava agradecer tanto assim os meus pais? Não seriam eles que deveriam me agradecer? – olha como eu pensava.

Quando somos jovens ou quando a nossa mente não está madura o suficiente, agimos pelo ego.

Quando terminei a leitura do livro, fui tirar satisfação com o preletor, que logo me disse que eu não tinha lido o livro como ele pedira. Achei muita petulância da sua parte e igualmente petulante, perguntei: então quem era que tinha lido? E ele me respondeu: o seu ego, que não quer mudar, e continua colocando a culpa da sua covardia em seus pais. Se colocando como vítima, porque o seu pai foi embora, porque sua mãe lhe abandonou na casa de sua avó, porque sua avó foi severa. Você quer ser vítima e um pobre coitado.

Como foi difícil ouvir aquelas palavras, como quis nunca ter ido na Seicho-No-Ie, como desejei não mais voltar.

E, foi quando aceitei e li mais uma vez o livro, que despertei e como achava que não tinha recebido amor, quem tinha que dar era eu. Para sentir-se amado, você precisa amar as pessoas.

Ao me reconciliar com minha história ganhei minha família como meus principais amigos.
Para ser verdadeiramente feliz, faça de Deus o seu melhor amigo. Faça de seus Pais o seu melhor amigo, tenha os livros da Verdade como seu conselheiro espiritual e amigo.

Depois disso claro você terá milhões de amigos na redes sociais reflexo da sua vida pessoal.
Afinal de contas, muitas pessoas vivem Deus, praticam o bem, e assim como você são autenticas originais e já decidiram viver a vida humana manifestando a vontade dívida.

Quando praticamos o bem, encontramos os amigos reais.
do seu mais novo amigo,
Ariovaldo Adriano Ribeiro
Publicado na Revista Mundo Ideal – Julho – 2012 - http://portal.ajsibr.org/
Fotos by Ariovaldo Ribeiro

3 comentários:

  1. essa materia ficou fantastica, sem contar que foi maravilhoso ter vc na Mundo Ideal, pra matar saudades, fizemos um estudo de revista falando sobre o assunto e todos os jovens aqui amaram, beijooo e Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. SHOW...SER LIVRE JÁ É SER UM ILUMINADO, PARABÉNS!!!

    Rosa.

    ResponderExcluir
  3. Muito, muito, muitoooooooo BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Adorei.... fantástico!!! É para ser lido várias e várias vezes!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!