quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Com que roupa eu vou?

Este foi o tema de um e-mail que mandei a semana passada para uma amiga. Fui convidado para um aniversário um pouco diferente com uma festa que se inicia no campo, na piscina e termina em uma noite mais do que chique onde todos devem estar trajados a altura para o jantar formal e depois ainda trocar os trajes para uma “balada noturna”.

É claro, quando não se tem ideia do ambiente o melhor é consultar do que correr o risco de sentir-se o: estranho.

A resposta que recebi foi: o bom senso é sempre a melhor opção.

Dai fiquei refletindo e concluí que inclusive para as questões de ordem humana o bom senso deve ser sempre a melhor opção.

No ambiente entre amigos, também não é diferente, quantas vezes estamos preocupados com o que as pessoas irão achar do modo como estamos que nos esquecemos de aceitar na verdade como somos, e qualquer bom senso que pode brotar desta aceitação de sua natureza.

A não aceitação gera uma série de insatisfações que toca em outras cicatrizes das ilusões humanas. Como a compra desenfreada, por exemplo, que chega a ser um tônico para os momentos infelizes. Já refletimos aqui em carência financeira – parte 6 do mergulho para a cura da alma pela gratidão aos pais, que os elogios dos vendedores, soam como um canto das sereias e faz com que o outro se sinta naquele momento amado por alguém.
(http://ariovaldoribeiro.blogspot.com.br/2012/01/carencia-financeira-parte-6.html)

As questões referentes ao nosso bem estar, como nos sentimos ou mesmo como nos apresentamos, muitas vezes dependem de decisões subjetivas. Lidar com o bom senso chega a ser um desafio para o ser humano.

Estamos falando da dificuldade de entrar no território onde repousa a sua força maior. Um campo ainda pouco explorado por muitas pessoas. O da intuição.

No mundo do consumo a emoção anda junto com o instinto, e está por sua vez abafa a intuição. Basta recordar como é agradável fazer compras. Acontece que o excesso de gastos e também o descontrole financeiro trazem grandes prejuízos. Isto não é nenhuma novidade.

As ações que devemos tomar por “intuição” a gente até sabe. Mas como o resultado demora a aparecer, muitos preferem a satisfação imediata dos instintos.

Nesta etapa entra em cena a necessidade da “disciplina”.

O fundador da Seicho-No-Ie o professor Masaharu Taniguchi em sua obra A Verdade da Vida, volume 7, nos ensina que é somente através da disciplina que podemos manifestar a nossa Imagem Verdadeira.

A nossa Imagem Verdadeira é quem de fato somos. Seres dotados de uma hereditariedade divina e com uma potencialidade infinita.

Para aquele que se perdeu pelos instintos a saída é alinhar novamente a vida por uma disciplina até que a sua intuição novamente o oriente dentro do bom senso.
A disciplina precisa estar alicerçada em metas claras.  Quanto vou fazer? Como vou fazer? E, o que vou fazer? São perguntas que necessitam de respostas objetivas.

Você pode até argumentar: tenho muita força de vontade, mas não consigo.

Até para a força de vontade é necessário à disciplina.

Basta navegar pelas redes sociais que vemos milhares de pessoas divulgando suas metas pessoais, contando suas aspirações, alardeando aos quatros ventos suas expectativas de mudanças que vão desde parar de fumar, caminhar, correr, até para hábitos mais profundos.

Não que você não possa celebrar uma conquista, mas uma meta alardeada é muito mais uma busca de reconhecimento do que na verdade um objetivo realmente claro a ser conquistado.

Tenha metas para você. Não para compartilhar com sua rede de amigos.

Um diário, pessoal, até um blog pode servir de grande aliado nesta reflexão para a nova vida, mas apenas, quando as metas estão traçadas. Caso contrário será apenas a força de vontade sem a disciplina adequada.

Um bom recurso para alinhar seus objetivos, por exemplo, é o uso do Diário do Relógio de Sol, com ele você poderá desenhar o seu projeto de vida feliz. No programa do dia irá tomar nota de modo a não desperdiçar o seu tempo e registrar as suas atividades tais como a Meditação Shinsokan, livros que leu, estudou, a sua pratica de gratidão e amor do dia e por aí vai.

O compromisso deste registro treina você. E, agora seu esforço tem um foco claro – o registro diário. E você estará usando os registros justamente para adquirir novos hábitos.

E assim com um pouco de diligência você estará abandonando seus instintos, aceitando mais sua intuição e valendo-se do bom senso em todas as suas decisões.

Minhas reverências,
Ah, eu vou de bom senso.

Ariovaldo Adriano Ribeiro
fotos By Ariovaldo Ribeiro - a auto-retrato Luciana Trevisan

2 comentários:

  1. Reverências,Muito Obrigada preletor Ariovaldo,

    parabéns sempre por suas palavras e principalmente pela maravilhosa missão de levar a verdade Homem Filho de Deus ao maior número possível de pessoas, fazendo-os cada vez mais felizes.
    Que Deus te abençõe ricamente e dê vida longa!Sucesso, luz, energia positiva e paz!

    Reverências,

    Simone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado, Simone,
      Quando estamos em Deus sempre somos abençoados...
      muito obrigado minhas reverências.
      Ariovaldo

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário!