sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Suas resoluções podem tornar-se realidades.

Vamos que vamos o ano promete! 

Essa semana eu recebi uma mensagem de ano novo, como para muitos o ano começa depois do carnaval já é hora. 

As reformas intenções e planos necessitam da sua ação agora. Justamente para não ficaram eternamente nas planilhas agora é hora de agir. Já é ano novo!


Eu relutei bastante esse ano para colocar meu plano no papel, não sei, mas algo não se movia. Pelo menos não na direção para onde eu deveria ir. Nessas horas temos que aceitar o fluxo, sem descuidar-se da comunhão com Deus, porque afinal de contas, para quem trabalha junto com Ele, sempre e infalivelmente será bem sucedido, como nos ensina o fundador da Seicho-No-Ie o professor Masaharu Taniguchi em A Verdade da Vida, volume 7. 

Assim segui firme na oração, fui lendo, meditando e pacientemente esperando o momento de realinhar meu planejamento. Como faço  para cinco anos, este em particular, deixou muitas coisas para os anos subsequentes e foi justamente no feriado prolongado de Carnaval que consegui planear tudo. É o ano já começou com tudo!

O ano passado foi um ano diferente em vários aspectos, mas 2013 promete!

Já estou ensaiando novamente o básico de todos os anos: um modo de vida mais saudável em consonância com meus objetivos, mudar a alimentação – caminhar – fazer exercícios – meditar sem interrupções – isso tudo segue novamente no topo da lista. 

Sem perder de vista meu objetivo principal de “servir” quero avançar e colaborar com todos na expansão cada vez mais dos ensinamentos da Seicho-No-Ie uma vez que minha fé e crença de vida está toda pautada nesta filosofia e sei o quanto a ausência de uma fé correta pode ser prejudicial para a humanidade.

Já mencionei aqui que além da Meditação Shinsokan, também pratico meditação transcendental e meditação budista, e claro organizei meu tempo, matinal e noturno para não me deixar ser tentado pelas inúmeras atividades maravilhosas, que roubam o meu foco tais como novelas, facebook etc. (graças a Deus acabou a Carminha rs ). Mas calma não vou me isolar no mundo apenas preciso aproveitar melhor o tempo que tenho no mundo. 

Se não for assim grande parte dos planos ficam sempre no papel, esperando uma oportunidade que não crio.

O viver religioso da filosofia da Seicho-No-Ie não é da clausura mas sim da interação com as pessoas, portante se tudo der certo vou continuar experimentando e oferecendo aos amigos as delicias do "el chef ARI". Minha tradição é mudar! Não quero ser perfeito, o cara certinho e sempre tomo muito cuidado para não oferecer algo que também não posso entregar.

Ser transparente tem um preço, em muitos momentos até de ser julgado, mas quem não é?

O importante é não perder o foco a convicção e crença na capacidade que resulta do meu despertar espiritual – tenho uma hereditariedade divina.

Hoje busco observar, de certo modo é muito bom aprender com os erros dos outros para não cometer os mesmos, mas se errar, o mais importante  é voltar para o caminho. Corrigir o percurso e se preciso for começar tudo de novo.

Errei em 2012, penso que até sem querer magoei pessoas, não correspondi as suas expectativas. Mas ao longo dos meus quarenta e um anos aprendi, que cometer erros não é algo assim tão vexaminoso, nem algo necessariamente negativo, se houve um erro – bem, foi permitido – o que eu aprendi com isso? E como vou fazer agora que não possuo mais a ignorância do desconhecimento do que me fez errar é que  me capacita com novas ferramentas  para refazer meu caminho.

Desenvolver ainda mais a intuição e enxergar além, manifestar alegria, saber escutar e aproveitar todas as ideias formar parcerias e desfrutar de bons conselhos ser fiel a minha fé, manifestar sempre garra diante das dificuldades e sempre perseguir meus sonhos são os elementos fundamentais que permeiam meu planning para os próximos cinco anos.

Acredito que no final de 2012, muita gente deve ter feito suas promessas entre elas talvez guardar dinheiro, abrir seu próprio negócio, acordar cedo, ser mais assertivo, emagrecer etc, por experiências e erros do passado sei também que muitas dessas promessas não serão cumpridas se não mudarmos já algumas atitudes.

Bem a Seicho-No-Ie garante: Suas resoluções podem tornar-se realidades.

Você precisa introduzir no cotidiano novos hábitos e mantê-los por algum tempo. O suficiente para acostumar-se com eles e, tornarem-se automáticos.

Daí em diante é simples. A mente já não mais reconhecerá os antigos hábitos e sua vida será guiada pelas suas novas escolhas mentais.

A rotina é algo muito mais arraigado do que você imagina, a respeito disso também escreveu o jornalista americano Charles Duhigg em seu livro: O poder do hábito.


O livro que é um grande best-seller da Seicho-No-Ie intitulado: O Livro dos Jovens também trata em suas páginas de temas que nos imprimem uma nova postura. Algo bem simples que você vai de certo modo mudando a sua mente tranquilamente enquanto deleita-se lendo o livro.

Se você anceia por mudanças, o aconselho a urgente ler ou reler este livro. 

Primeiro é preciso mudar o pensamento. Deixe as angústias e pessimismo, cobranças e expectativas com relação aos outros de lado e volte-se para como você gostaria de estar e não para como está hoje. O livro irá com certeza te ajudar a vislumbrar novos horizontes. 

Pensando deste modo, refaça já seus pensamentos, sua autocritica pode lhe mostrar que algo precisa ser mudado, mas ela não irá lhe trazer a mudança. 

Mudar o pensamento da incredulidade para a fé, da insatisfação para a gratidão é que sim poderá lhe trazer uma vida nova.

Comparecer na academia não é só uma questão de pagar a sua matricula, mas sim de aceitar que isso lhe trará alegria e sentimento de bem estar. 

É preciso incorporar esse bem estar na rotina até criar esse hábito: de estar pleno. 

Nossos costumes estão enraizados em nosso subconsciente, não é só uma questão de força de vontade, é preciso romper com os hábitos arraigados caso contrário os antigos continuaram voltando mesmo reprimidos, até que você grave novos comportamentos.

Isso até é uma boa notícia. 
Significa que com um pouco de persistência você pode sim ter uma nova vida.

Antigamente se falava muito na Seicho-No-Ie da meta dos três.

Uma nova atitude deve estar presente em sua vida por apenas três dias.

Depois por três meses. Depois três anos. Pronto você já é uma nova pessoa e agora sim uma pessoa bem sucedida com novas atitudes e novos hábitos.

Seu subconsciente trabalha com um roteiro fixo. 

Portanto  a chave aqui é a disciplina. Não basta apenas mudar seus hábitos – é preciso manter essa mudança até incorporar elas.

Bem vamos lá amigos: o pensamento gera os hábitos, os hábitos mudam nossos padrões mentais realinham as nossas convicções e transformam a nossa vida.

A hora é agora.

Caso contrário o único hábito que vamos ter é o de fazer planejamento e não cumpri-los !

reverências,
Ariovaldo Adriano Ribeiro
foto by Ariovaldo Ribeiro o auto-retrato e 2 O Livro a 3.ª Bruno Delourence Olivera




2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário!