segunda-feira, 25 de julho de 2011

Escolha as cores...

Escolha as cores e pinte a obra-prima de sua vida

Caros amigos convencionais, boa tarde, muito obrigado.
Que bom que estamos aqui e no dia de hoje temos esta oportunidade para refletir acerca de nossa vida!
A propósito, como está a sua vida?
Dou graças a Deus por você aceitar este convite e hoje estar aqui participando desta Convenção Nacional.
O prof. Masaharu Taniguchi nos ensina, no livro A Verdade da Vida vol. 7, no capitulo Ilumine a sua vida familiar, que com o surgimento da Seicho-No-Ie, a humanidade está descobrindo uma nova vida.
Até então, o homem era considerado um ser feito de matéria, um ser mortal, limitado, sujeito a doenças e sofrimentos e predestinado a receber punições por seus pecados. Porém, com o surgimento da Seicho-No-Ie, o homem descobriu um novo eu – o seu “Eu Verdadeiro”, feito espírito, imortal, ilimitado, livre de doenças e de sofrimentos, originalmente puro e imune às máculas do pecado e predestinado a viver uma vida repleta de harmonia, felicidade, saúde e prosperidade”.
Sei que muitos dos inúmeros amigos aqui presentes praticam o ensinamento da Seicho-No-Ie, aplicam no cotidiano as três praticas espirituais, que são a Meditação Shinsokan, a Leitura dos Livros e Sutras Sagradas e a Pratica de dedicação de amor ao próximo, já se encontram em uma situação de pleno domínio de sua mente e são muito felizes, concretizando seus sonhos e prosperando cada vez mais.
Mas, se você está chegando hoje ou ainda se você continua vivendo uma vida sem sentido, de sofrimentos, quero convidá-lo a aproveitar o dia de hoje e, de uma vez por todas, abandonar todos os sofrimentos do cotidiano e passar agora, já, a uma nova vida.
Todo o mundo possui os mesmos desejos básicos de ser feliz e não sofrer, mas poucos compreendem quais são as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento.
Muitos continuam buscando a felicidade nas condições exteriores, acreditando que algo ou alguém poderá fazer com que se sintam livres e felizes.
Felicidade e sofrimento são estados mentais e, por isso, suas principais causas não podem ser encontradas fora da mente. Se a nossa mente estiver desperta e em paz, seremos felizes o tempo todo, independentemente das situações exteriores.
Se a nossa mente, por alguma maneira, estiver perturbada ou mesmo agitada, como que perdida em meio à vida, não nos sentiremos felizes, por melhores que sejam as condições exteriores.
No capitulo “Pratiquemos o bem” do livro O Amor entre Pais e Filhos, o autor, Prof. Seicho Taniguchi, ensina-nos que o mundo é regido pela lei de causa e efeito, também conhecida como lei do carma.
“Se o lavrador semear boas sementes, terá boa colheita; se semear más sementes, terá má colheita”.
E é por causa dessa lei que cada indivíduo tem um temperamento único, uma aparência única e experiências únicas. Isso tudo são os efeitos das incontáveis ações que cada um realizou no passado. Jamais encontraremos duas pessoas iguais. Cada pessoa tem um carma individual específico. Algumas pessoas desfrutam de boa saúde, enquanto outras estão constantemente doentes. Algumas estão sempre felizes e se contentam com tudo, enquanto outras são rabugentas e raramente gostam de algo. Isso tudo é o resultado do carma.
Carmas significam ações e referem-se às nossas ações de corpo, fala e mente. Toda ação deixa uma marca ou uma potencialidade, como uma semente que foi plantada.
Portanto, para sermos felizes e concretizarmos os nossos sonhos, basta praticar o bem, basta cuidar do que estamos plantando, como nos ensina o Professor Seicho Taniguchi:
“Se praticarmos o mal, se fizermos o outro sofrer e, principalmente se dermos preocupação contínua a nossos pais, não viveremos bem. Temporariamente poderemos ter grande êxito ou ganhar muito dinheiro, mas logo esse “falso resultado” se desmoronará e cairemos para uma vida miserável. Se este efeito não ocorrer neste mundo, sofreremos a devida consequência no “outro”, ou, então, na encarnação posterior.”
E no livro A verdade da Vida vol. 7, o Prof. Masaharu Taniguchi, no capitulo Ilumine a sua vida familiar, fala-nos justamente que as pessoas que vivem lançando umas às outras palavras de censura, crítica, ira e queixa estão fazendo o mesmo que agredir-se com a espada da mente.
E agora, pense comigo: quantas são as pessoas que não agridem aos outros, mas agridem a si mesmas com o cultivo da raiva, da cólera e da mágoa constantemente retida na mente?
Quais cores nós estamos escolhendo para pintar a obra prima de nossa vida?
As atitudes mentais se concretizam infalivelmente. 
Não se preocupe. Essa é uma boa noticia!
Entenda: nós podemos controlar a nossa mente!
Sim, com apenas pequenos treinamentos diários, observando o nosso modo de viver, apenas observando a nossa própria mente, podemos mudar qualquer situação.
Quando mantemos a mente negativa, perdemos o contato com a realidade e não vemos as coisas como realmente são.  Como nosso modo de viver prima pelo sofrimento, é natural que a nossa vida esteja repleta de frustrações tais como sonhos inconclusos, esteja recheada de amores perdidos, de falta de alegria, tensões no cotidiano e medo constante.
Quando as coisas vão mal na nossa vida e encontramos situações difíceis, tendemos a considerar que a situação em si é o problema, mas na verdade todas as experiências vêm da própria mente.
Se reagirmos às dificuldades com uma mente positiva e com harmonia, elas não serão um problema para nós; podem até ser vistas como desafios ou oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Os problemas surgem apenas quando reagimos às situações com um estado mental negativo. Portanto, se quisermos transformar a nossa vida e nos livrar dos problemas, teremos que aprender a transformar a nossa mente.
Sofrimentos, dificuldades, ansiedades, infelicidades e dor existem dentro da nossa mente; são sensações desagradáveis que fazem parte da nossa mente.
Controlando a nossa mente e purificando esses carmas com as práticas espirituais, podemos fazer cessar todos esses sentimentos de uma vez por todas.
Comprometa-se com o seu sucesso!
Sonhe, decida e aja! Siga em frente fortalecendo o seu ideal e sustentado nas três práticas espirituais. Adote em seu cotidiano ações simples como acordar cedo, dizer bom dia aos seus familiares, ter disciplina, estudar, dedicar-se com alegria às suas tarefas e participar das reuniões para jovens da Seicho-No-Ie. Esses são os primeiros passos.
Lembre-se: não é nenhum esforço sonhar, pois o sonho está dentro de nós. Na essência já somos completos.
O Prof. Masanobu Taniguchi, em seu livro Orações Diárias, na Oração para criar bons hábitos, ensina-nos que o ser humano traz dentro de si a liberdade infinita herdada de Deus e graças a essa liberdade, nós podemos cada qual criar o próprio modo de viver.
“Viver livremente é um privilégio do homem, filho de Deus. Mas cabe a nós mesmos a iniciativa de usar a nossa liberdade conscientes de que somos filhos de Deus”.
O professor Masanobu Taniguchi ensina-nos nessa oração que se estamos descontentes com a nossa vida e nos sentimos inquietos, devemos tomar a iniciativa de melhorar os nossos hábitos do cotidiano.
 “Os hábitos são ‘esculturas’ que nós próprios talhamos com a mente em nossas vidas.  O resultado final da vida inteira de cada pessoa é um ’grande edifício’ que ela própria construiu com seus hábitos do cotidiano”.
“Nossos hábitos do cotidiano são formados pela nossa postura mental de cada dia, cada hora e cada momento. E os hábitos do cotidiano moldam a nossa vida”.
“Podemos alcançar êxito nesta vida ou amargar fracassos, dependendo de termos ou não bons hábitos no cotidiano”.
Bons hábitos no cotidiano expressam a Vontade de Deus.
 A vontade de Deus é que você seja feliz. Portanto, ter bons hábitos no cotidiano é ser feliz!
O Prof. Masanobu Taniguchi ainda nos ensina na página 174 do livro Orações Diárias que:
“Cada fim é o ’berço’ de um novo começo e cada inicio é uma promessa de um nível mais elevado de expressão”
Sendo assim, não tema nenhum infortúnio. Ele ensina que, por exemplo, se você vier a perder o emprego, isto é uma oportunidade para abrir-se um novo caminho e você evoluir numa nova área de atividade. Ser transferido, por exemplo, é uma chance para ampliar a própria capacidade. Não se pode expressar a natureza de Filho de Deus permanecendo num só ambiente.
Preste a atenção neste texto:
 “Não é possível mostrar a força de Deus contando apenas com uma aptidão; não se pode desenvolver a sabedoria do filho de Deus adquirindo conhecimentos somente em uma determinada área; não é possível expressar a infinitude do filho de Deus realizando apenas um trabalho; não é possível revelar a totalidade do filho de Deus vivendo apenas uma vez. Mas, isso não significa que posso negligenciar o um, pois o um é o degrau para o infinito. Pisando em falso um degrau, não se pode chegar a um degrau superior. Negligenciando a base, não é possível um amplo desenvolvimento. Somente ao se empenhar ao máximo em cada situação oferecida, é possível o salto para a etapa seguinte.”

Receba tudo como parte do treinamento.
O sofrimento é a somatização de uma maneira de pensar, agir e sentir, é uma forma que a natureza encontrou para responder ao comportamento individualista egoísta e preconceituoso do ser humano.
Se você pensar em punição é o homem punindo a si mesmo.
Se você pensar em carma, é uma reação natural a uma ação prévia.
Se você pensar em evolução é o homem aprendendo com seus erros.
As transformações também fazem parte do treinamento. E utilize-se de tudo para treinar a própria mente. Nisso consiste a base para a nossa liberdade e o caminho da felicidade.
Assim, lembrem-se: nossas ações geram nossos carmas, que deixam marcas e potencialidades. Escolhendo praticar o bem, encontraremos a verdadeira felicidade em nossa mente.
Deus é amor, perfeição e como filhos de Deus receba tudo como um aprendizado.
Para aprender não necessitamos necessariamente entrar no sofrimento.
Portanto sem castigos, sem sofrimentos, sem conflitos, sem julgamentos.
Quando penso em cada uma das regionais presentes na Convenção, vêm à minha mente inúmeras histórias de jovens que enfrentaram seus medos, dominaram suas mentes e tornaram-se grandes vencedores na vida.
Eu mesmo cresci sem pai e com inúmeros complexos. Passei por inúmeras carências. Muitos dos meus amigos da infância tiveram mortes prematuras, mas, graças a Deus, quando uma revista da Seicho-No-Ie entrou no meu lar, mudou a história da minha vida.
Mais tarde, quando despertei para o amor de minha mãe, aprendi a lidar com meus medos e, através das práticas da Seicho-No-Ie, hoje me considero uma pessoa extremamente realizada. 
Um dia, no auge do meu desespero, gritei para Deus: -“Se você existe, me mostre o caminho onde eu possa abandonar esta vida vazia”. E quando eu abri O Livro dos Jovens, as palavras que eu encontrei fizeram-me compreender que:
 “quando caímos no mais profundo desânimo, achando que já se esgotaram todos os recursos, na verdade, mesmo nessas horas, ainda há meios de solucionar a situação, ainda existe um caminho a seguir. Este caminho que conduz ao objetivo denomina-se Persistência.”
Nesse momento decidi ler o livro e transformei a minha vida.
O Professor Seicho Taniguchi no livro O Amor Entre Pais e Filhos nos pergunta: “será que não vivemos até agora esquecidos do ‘poder da mente’, do ‘poder da Oração’”?
O Prof. Seicho Taniguchi nos ensina que o que mantemos constantemente na mente constitui a mais poderosa oração e fatalmente se concretizará. Poder da mente é poder da oração.
“A oração é o maior privilégio que o homem possuiu, é a arma mais poderosa, é uma energia maior que a nuclear. Quão inúmeras são as pessoas que desperdiçam essa força poderosa ou que a usam em direção oposta, ferindo a si e às outras pessoas!”
“Vamos parar imediatamente com esse desperdício tão monstruoso e concentrar na direção do bem está força que todas as pessoas possuem.”
Jovem, participe ativamente das reuniões para jovens da Seicho-No-Ie, torne-se líder da Seicho-No-Ie. Nós “devemos nos unir para tornar as pessoas mais felizes, mais fraternas, mais harmoniosas, assim não teremos mais nada a temer. Pratique essa dedicação de amor. Essa maneira de beneficiar os outros é sem dúvida a melhor forma de praticar boas ações”.
Tenha sempre em mão um livro da Seicho-No-Ie;  leia sempre, em todas as oportunidades. 
Esse conselho simples eu recebi quando comecei a frequentar a Seicho-No-Ie.
Para dominar a mente, apoie-se nos livros da Verdade; nos livros você encontra Deus.
Quando você encontra Deus, você mergulha no Seu Mundo, o Mundo onde nada falta.
Agora feche os seus olhos, repita comigo está oração do livro O amor entre pais e filhos, do Prof. Seicho Taniguchi, que está no capitulo “o poder da Oração”:
“Eu, com a mente vazia, me sujeito à vontade de Deus. Ó Deus, manifeste-se a Sua Vontade. Dê-me a sabedoria e as boas ideias para que, de acordo com o meu talento, eu possa ser útil a muitas pessoas, tornando-as felizes”
Esta oração é realmente maravilhosa. Entregue-se assim no caminho de Deus, pratique o Bem e pinte uma obra prima em sua vida.
Encerro aqui. Fique com as bênçãos infinitas do Pai e mantenha o Abençoador em sua vida, participando das reuniões da Seicho-No-Ie.
Minhas reverências,
Ariovaldo Adriano Ribeiro.
Palestra proferida na 56.ª Convenção Nacional da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

3 comentários:

  1. Muito Obrigado
    gostei demais de suas matérias.
    mais uma vez muito obrigado.
    obs:possuo um blog e tenho colocado algumas matérias interessantes.
    gostaria de pedir permissão de copiar e colar algumas de suas matérias no meu blog, não omitirei a fonte.
    www.solucoes1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, estou mim sentino muito mais útil.....um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esta matéria, fiquei muito feliz em ler.
    Assim como o Livro dos Jovens mencionado, o melhor livro que já li em toda a minha vida.
    Abraços ao autos e a todos e muito obrigado!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!