sábado, 2 de julho de 2011

Nas aguas da emoção

Tudo já está presente em nós, não obstante, as emoções podem ter um importante papel no bem estar psicológico ou em nossos estados doentios. Muitas pessoas encontram-se perdidas em meios aos seus conflitos existenciais sem ao menos perceberem que a atual situação constitui-se apenas do resultado de uma mente treinada no abandono.

Como é difícil para muitos, mudarem sua trajetória e terem uma opinião em meio a tantos conflitos existenciais que assombram a humanidade nos dias atuais.

As repetições das experiências nos formatam, nos moldam nos estabelecem.

Toda vivência está associada a uma emoção. Podemos ter emoções naturais outras biológicas, mas são as positivas e as negativas até mesmo neutras que mais influenciam a nossa vida.

As emoções positivas tais como alegrias, contentamentos, amor, solidariedade, amizade e lealdade fortalecem a nossa estrutura psíquica, revigoram a nossa capacidade e aumenta a nossa confiança. As emoções negativas, o medo, raiva, tristeza, melancolia, ciúmes, inveja e a ansiedade etc.,  são emoções que enfraquecem a nossa mente, reduz a nossa confiança e geram stress e potencializam o medo.

Os sentimentos neutros são ambivalentes nem positivos nem negativos. Nas pessoas saudáveis são excelentes aliados para regular e ego. Mas em pessoas tidas como fracas é também associado à perda da capacidade de emocionar-se. Seria  como se nada mais fizesse sentido na vida.

Geralmente dizemos que é melhor ter raiva do que não expressar sentimento algum.  

Deste prisma – a raiva, por exemplo, pode ser um aliado, enquanto existe este sentimento significa que nem tudo está perdido. Claro que se você concentrar-se na emoção negativa irá reforçar a imagem da pessoa, da situação como algo realmente mal.

O que eu gostaria que você pudesse perceber é o grau de importância que este sentimento ocupa na sua vida. Tome uma decepção como exemplo, limite-se a contemplar esse sentimento sem analisa-lo intelectualmente, não tente se apegar a ele, apenas o observe isso pode lhe trazer um desconforto, mas apenas verifique o que não deu certo?

Se você não tivesse se decepcionado o que teria acontecido? Possivelmente você estaria feliz, estaria realizado, a decepção só aconteceu porque você de certo modo buscava um nível de satisfação ou mesmo  uma felicidade que ainda não concretizou-se.

Cada sentimento negativo na verdade constitui uma base sólida para a manifestação da nossa sabedoria.

Veja bem, afaste-se do que não deu certo, corrija seus planos, refaça seus ideais e trabalhe no que pode dar certo, a partir de agora, e se novamente não der, você já sabe, não precisa mais preocupar-se com isso, apenas repita o processo: afaste-se do que não deu certo, ou melhor, mude sua atitude mental, corrija seus planos e trabalhe no que pode dar certo. Este é o caminho da autodescoberta.

Se ficarmos presos em nossas aflições ou tentarmos reprimi-las acabaremos criando mais problemas, se em vez disso, olharmos diretamente pra elas, as coisas que julgávamos ter capacidade de destruir a nossa vida, aos poucos se transformaram nos suportes mais poderosos para a nossa estabilidade, uma força que jamais poderíamos imaginar possuir.

Eu acredito, para tudo, pode haver uma saída.
Precisamos nos reeducar, precisamos educar, todos precisam dar-se está oportunidade.

Como?
Que tal começar agora a aconselhar-se apoiando em uma perspectiva de que na verdade você não precisa saber, viver ou ter tudo, basta treinar a emoção para alegrar-se, com o que você  sabe, tem, por onde está, e pelo que Já possui.

Alegrar-se pode ser um excelente exercício pra começar. Use a arte da meditação contemplativa, como fórmula pra encontrar a felicidade.  Procure no blog: Como praticar a Meditação Shinsokan.

O auto índice no consumo de drogas, na pratica da violência, nos casos da depressão e até  mesmo do suicídio, ocorrem  por não desenvolvermos a capacidade de fixar a nossa mente nas emoções positivas.

Essa verdade pode gerar um paradoxo, mas na pratica da “orientação pessoal” vejo muitas pessoas reerguerem-se no simples fato de abandonarem a mente que estava presa ao fracasso, encontrando novamente a mente que almejava a felicidade.

A medida que formos adquirindo capacidade para analisar as emoções desagradáveis, seremos capazes de perceber que o nível para qual, qualquer experiência repele, assusta ou mesmo nos enfraquece é igual ao nível no qual as mesmas experiências podem nos tornar mais fortes, confiantes e abertos e claro sermos capazes de aceitar as infinitas possibilidades que dispomos para retomar a nossa vida, e darmos um sentido positivo para a nosso modo de viver.

O belo está escondido em várias coisas exceto na violência. Treine a mente para contemplar o belo. Contemplar é mais que admirar, admirar é superficial o contemplar é mais profundo. Abra os olhos da mente.

Os ambientes violentos levam as pessoas a perderem a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Sua vida é voltada sempre para o lado negativo, só enxergam os problemas.
Quem é violento pode estar sendo alimentado pelos sentimentos negativos, que sempre são retro alinhados pelo ego. Temos que aceitar: nós não precisamos ter o controle de tudo.

O ego é uma das maiores armadilhas, nele, as emoções psico adaptam-se assim sempre vamos precisar de um pouco mais, por exemplo, é necessário um aplauso cada vez maior, para viver a emoção de uma realização, é preciso de uma dose a mais, uma briga a mais, uma estupidez a mais, um erro a mais..., se isso não acontece temos a sensação do fracasso, de não sermos amados, de não sermos atendidos..., não é que não somos compreendidos, na verdade não somos treinados para transformar os nossos fracassos em aliados para o nosso sucesso, o que gera solidões intensas.

Busque o sucesso em tudo o que você, faz, mas não gravite em torno do seu ego.
Queira ser aplaudido pelo sua consciência e não pelas pessoas do seu convívio.

Claro, como vivemos em uma sociedade humana precisamos aprender a conviver. A melhor forma de segurança que podemos desenvolver, e que podemos oferecer a nós mesmos, é a de um coração aberto, para aceitar os aplausos quando eles vierem e tomar a decisão de dedicar-se um pouco mais quando a ausência deles nos incomodarem.  Com ou sem não se perca na ilusão.

Algumas doenças autoimunes são ocasionadas pelo mau humor de quem não sabe lidar com os vieses do cotidiano, de quem vive mal humorado e sempre é negativista.

Quem apreende a enxergar e a trabalhar as negatividades e seus propósitos, escolhe ficar do lado dos seus sonhos e são sempre joviais, os contrários são sempre impacientes e infelizes.
Conheci muitos jovens que vivem na paranoia da busca de serem reconhecidos necessitando da aprovação dos outros, vivem praticamente fustigados pelos seus medos e prisioneiros de suas emoções.

Não dimensione os seus eventuais defeitos. O sucesso, não pode ser só financeiro e social, é preciso ter sucesso no modo como você vive, precisamos preservar a nossa simplicidade e desenvolver a capacidade de cultivar a nossa alegria antes de buscar o prazer social.
Entregamo-nos em rotinas sufocantes, nos engessamos, em uma ansiedade desconfortável, pelo simples fato de não cultivarmos a alegria na simplicidade do cotidiano.  

Adotar emoções positivas, é muito mais fácil do que as maiorias das pessoas pensam, não importa o que você vivencia, contanto que tenha consciência que tudo nasce da busca da felicidade, aprecie apenas essa busca. Sonhe apenas com melhorias continuas.

É a sua mente que você está exercitando, reconheça as qualidades que você Já possui alegre-se e siga em frente, exercitando os sentimentos positivos ficamos mais conscientes de tudo o que se passa ao nosso redor, somos capazes de reagir com mais naturalidade e adequação as diferentes situações que costumam nos preocupar ou que costumava nos derrubar.
Faça deste modo de viver uma pratica diária, aos poucos de um modo até sútil sem nem imaginar, você estará manifestando um estado de espírito mais livre, afetuoso com o qual jamais sonhou.

Pratique meditação, ela é um aliado na autodescoberta e lhe capacita no mergulho das emoções.

Mude sua atitude mental, corrija seus planos e trabalhe no que pode dar certo.
Somente coisas boas virão.

Ariovaldo Adriano Ribeiro.
mergulhando em minhas emoções,
fotos by Ariovaldo Ribeiro

Um comentário:

  1. Artigo fantástico!! Parabéns pela abordagem e o foco que deu neste "mergulho" na VERDADE. Vc escreve muito bem. Fico feliz por ler!!! Rogério Pires

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!