Acredito que todo mundo já ouviu ou leu a respeito da fábula dos sapos do poço. Ela também consta no livro A Verdade da Vida, volume 8, capítulo: O meio para capitar a sabedoria infinita.
Trata-se da comunidade de sapos que vivia em determinado poço, sua boca era muito estreita de modo que eles não tinham uma visão de como era o mundo de fora. Certo dia um sapo, de outra comunidade, que morava no lago, passou pelo poço e olhou pra dentro dele. “Quem está olhando aí?” perguntou um dos sapos de dentro do poço. “Sou o sapo, da comunidade do lago, por que você mora em um poço tão apertado?” disse lá de cima o sapo. “Lago? O que é lago? Onde existe isso? Perguntaram do poço. “O lago é um lugar que tem bastante água, não é longe, eu acabei de vim de lá”. “O lago é grande? É maior que esta pedra?” perguntaram apontando uma das pedras que cercavam a boca do poço. “Imaginem! Vocês acham que é tão pequeno?” “Ah, então deve ser deste tamanho?” e agora apontaram uma tábua do poço. “Não é pequeno assim, não.” “Então tem o tamanho deste poço inteiro?” “Que nada! Tem extensão bilhões de vezes maior que este poço. Daqui também da pra ver. Venham até aqui, que mostro para vocês”, assim respondeu o sapo do lago. Mas os sapos do poço não quiseram acreditar. E em coro passaram a gritar: “Que mentira! Que absurdo! Você deve ser um mentiroso. Deve estar tramando alguma coisa contra nós. Não queremos mais saber de você, rondando nossa comunidade, vá embora daqui, vamos! suma daqui!”.
Está fábula realmente é muito interessante, bastava apenas um deles dar este passo para fora do poço, e todos poderiam viver uma vida sem limitações no vasto lago.
Agora o mais interessante, nesta fábula é que a vida de muitos seres humanos é idêntica a vida dos sapos do poço. Muitas pessoas estão habitando comunidades repletas de inconveniências, insatisfações, provações, e deficiências em todos os sentidos.
Estou chamando aqui de comunidades, para criar certa alegoria, mas trata-se de padrões e condutas mentais carregadas de crendices em todo o tipo de mal possível, até mesmo inimaginável para outras.
Mas o fato é que muitas pessoas estão padecendo em pequenos mundos edificados pela sua própria mente e pela ausência de uma comunhão com a “ Verdade que liberta o homem” .
Antes de qualquer coisa precisamos sair do pequeno poço.
Todos nós podemos alcançar um nível mais elevado no modo como vivemos, quando nos unirmos a “SABEDORIA INFINITA E INESGOTAVEL DE DEUS”.
Esta Sabedoria na Seicho-No-Ie é apresentada na Meditação Shinsokan como sendo um vasto oceano.
A respeito deste tema o fundador da Seicho-No-Ie, professor Masaharu Taniguchi diz que quando o homem nega este mundo mais livre, na verdade está enganando a si mesmo.
Sei que para muitas pessoas este conceito de um mundo perfeito, onde não existe doença, pecado, brigas, desarmonias, pobrezas, seja um pouco utópico, também pensava assim.
Eu tinha uma consciência de paraíso, como sendo um local tão, tão distante, e por mais que me esforçasse sempre corria o risco de não poder pertencer a este paraíso, o que me levava a viver com sentimento de culpa e não merecedor da riqueza infinita.
Em minha reflexão: “Os ensinamentos do espelho” apresento este conceito do mundo perfeito, deste mundo mais livre que tratamos de: “Mundo da Imagem Verdadeira”.
Assim utilizando-se do paralelo da fábula do sapo, o “Mundo da Imagem Verdadeira” está representado pela comunidade do lago, vasto e infinito, e a comunidade do poço é a representação do “Mundo fenomênico”. Este segundo é sombra do primeiro.
Mas entre o primeiro e o segundo, existe a mente do homem, que filtra tudo de acordo com suas crenças construídas ao longo de suas muitas vidas até os dias atuais.
Essas atitudes mentais limita o homem, e o faz viver uma medíocre sagacidade, onde busca levar vantagens perante os demais. O outro extremo constitui do modo de vida com culpa que faz com que o homem não prospere, justamente porque sua prosperidade prejudica a vida dos outros, onde pra ter alguém precisa perder. Um modo de vida limitado estreito e aprisionado no poço.
É também importante destacar que mesmo sem o conhecimento destas verdades, muitas pessoas vivem bem e são felizes, até mesmo morando no poço possuem diversões, trabalham sonham e possuem muitas virtudes, disto não restam dúvidas.
Acontece, porém que enquanto o ser humano, não adquirir consciência a cerca de sua existência verdadeira, por vezes ele fracassará, irá viver na miséria, sem amor, ou até com várias doenças e tudo o que ele se dispor a fazer nada lhe trará a alegria plena.
Sempre algo estará faltando, e corre o risco de vagar pela vida, de poço em poço pelos subterrâneos das tristezas amargando inúmeras insatisfações.
Só que diferente da comunidade do lago, a “SABEDORIA INFINITA E INESGOTAVEL DE DEUS” não está num local fora de você, ou mesmo distante dos seus olhos. Ela encontra-se no seu interior, ainda que você não esteja desperto, esta é uma verdade incomensurável.
“Quem não consegue acreditar na Verdade que a natureza real do homem é filho de Deus, e no interior dele tudo está contido em quantidade infinita, seja amor, Vida ou provisão’, não poderá receber a corrente da perfeita provisão que vem de Deus” ( A Verdade da Vida, 8, 8dd, pp.64)
Quando compreendermos profundamente esta Verdade, vivermos e agirmos balizados por ela, serão sanadas todas as enfermidades incuráveis pela medicina, como também se resolvem todos os problemas econômicos, sociais, domésticos etc.. Muitos adeptos da Seicho-No-Ie já experimentam essa verdade, basta lerem os inúmeros relatos editados em suas publicações, elas já comprovaram através do seu modo de viver que realmente esse mundo fenomênico é sombra das nossas crenças mentais.
O cultivo de inúmeros problemas, a solidão do viver em volta deles faz com que você se mude para a comunidade do poço, um mundo estreito e finito. Ao contrário, quando nos aliamos a Deus e passamos a contar com Ele, estamos morando no seu vasto lago, de onde recebemos toda sua provisão.
Muitas pessoas padecem pelos problemas do cotidiano, sem saber como solucioná-los, ou mesmo vivem em volta com dificuldades que as colocam em cheque.
O professor Masaharu Taniguchi, no livro A Verdade da Vida, volume 8, nos ensina a Meditação Shinsokan, lá poderemos aprender o método básico que recomendo para todos os leitores.
Já no capítulo: “O meio para captar a Sabedoria Infinita”, o professor nos ensina como meditar para receber a revelação de Deus e/ou sobre determinado problema.
Veja como é simples, basta praticar:
“.. vou ensinar uma maneira de mentalizar para receber a revelação de Deus sobre determinado problema. ( Eu disse "revelação", mas ela nem sempre é captada pela audição ou visão espirituais. Como "Deus é o TODO", com a prática da Meditação Shinsokan pode acontecer do problema ser encaminhado e dirigir-se sozinho para a solução ideal.) Após recitar mentalmente ou em voz alta os quatro versos do "Canto Evocativo de Deus", mentalize várias vezes o "Canto para Contemplar a Imagem Verdadeira", colocando assim a sua mente na paz infinita.” ( A Verdade da Vida, vol. 8)
“Canto Evocativo de Deus”
“Ó Deus-Pai, que dais vida a todos os seres viventes, abençoai-me com Vosso Espírito.
“Eu vivo, não pela minha própria força, mas pela Vida de Deus-Pai, que permeia os céus e a terra.
Ó Deus, que Vos Manifestastes através da Seicho-No-Ie para indicar o Caminho dos céus e da terra, protegei-me” ( Explicações Detalhadas sobre a Meditação Shinsokan 7edd, pp,92)
"O Senhor é tudo em tudo, Deus é a perfeita Vida, Deus é perfeita sabedoria, Deus é o perfeito e puro amor.
Dentro de todos os seres, Vive a Vida do Criador, Vive o saber do Criador, Vive o amor de Deus, Criador.
Porque Deus é tudo em tudo e porque todos são um só ser, a única força universal vivifica todos os seres.
Porque Deus é o único Criador de tudo no céu e na terra, o Universo é preenchido de harmonia suprema.
Aqui é sublime mundo de Deus. O meu ser é todo Jissô, filho de Deus. Tudo é bela harmonia.
O mundo do Jissô é só luz.
Porque Deus é a Vida universal e porque eu sou filho de Deus, a todos os seres vivifico e todos vivificam o meu ser.
Porque Deus é o amor imparcial e porque eu sou filho de Deus, a todos os seres eu amo e todos os seres me amam.
Porque Deus é a sabedoria e porque eu sou filho de Deus, a todos os seres eu conheço e todos eles me conhecem.
Porque Deus é tudo em tudo e porque eu sou filho de Deus, se oro, o mundo me responde e se move quando eu me movo.
Aqui é sublime mundo de Deus, o meu ser é todo Jissô, filho de Deus. Tudo é bela harmonia. O mundo do Jissô é só luz. (Sutra Sagrada Chuva de Nectar da Verdade, 3edd pp100)
Em seguida, repita mentalmente:
"Em Deus sou um com todas as coisas. Eu me reconciliei com todas as coisas, e perdoei todas as coisas. Entre eu e todas as coisas, não há rancor nem ódio; estamos em perfeita paz, voltamos a ser um como éramos originariamente".
Assim, procure manter um estado de espírito de paz, fundamentado na consciência da unidade originária, sem um mínimo de rancor, ódio ou temor. E, quando atingir este estado de espírito mentalize repetidas vezes:
"Eu sou um com todas as coisas; por isso, tudo se move em função da minha pessoa, toda a Sabedoria age para me orientar".
“Desse modo, sinta-se em união profunda com a Sabedoria infinita que preenche o Universo, e depois tenha a convicção de que Deus lhe dará infalivelmente a Sabedoria e a solução necessárias para você.
Conclua a Meditação Shinsokan sentindo-se profundamente mergulhado nessa providência de Deus; e, se estiver para deitar-se, durma tranquilo, confiante em que a partir do dia seguinte a providência de Deus surgirá como ideia.
Se o seu desejo tratar de algo que não prejudica os outros, durante a pratica da Meditação Shinsokan, poderá apelar a Deus, sem nenhuma cerimônia, ainda que seja para melhorar a si próprio.
Sinta-se que estivesse depositado o seu desejo em Deus, e que você próprio é o Universo, que todo o Universo está movimentando-se para realização do referido desejo, que a força do Universo inteiro vive dentro de você.
Uma vez atingido tal estado de espírito e harmonizado, surgirá todas as coisas boas para nós. Deus jamais rejeitará um desejo de seu filho, que somos nós."
Veja o que o Professor Masaharu Taniguchi nos ensina a pedir sem parcimônia e o melhor, com a certeza de que irá acontecer.
Vamos praticar a Meditação Shinsokan e confiar nas providências de Deus.
É importante entender que o “poço”, está dentro de nós mesmos, é uma clausura que nos impomos, e ao praticarmos a Meditação, estaremos aceitando o convite para esse mundo do lago, mais livre, vasto, esplendoroso e repleto de infinitas coisas boas.
Se você ainda não é meditante, poderá fazer lendo, apenas reserve alguns momentos e mantenha em seu sentimento esta unidade com a Vida perfeita.
Bom, tenho que ir, estou arrumando as malas para deixar a comunidade do poço, levo saudades, aprendizados, mas aceito o convite para morar no lago da bênção infinita.
Ah, antes de ir, ainda tenho um tempinho, vou meditar...
Ariovaldo Adriano Ribeiro
fotos by Ariovaldo Ribeiro
vc é um filho de DEUS MARAVILHOSO!!!
ResponderExcluirGosto muito de vc...
Ariovaldo,
ResponderExcluirMuito obrigada pela dedicação ao movimento de iluminação a humanidade.
Eu recebi parte desta sabedoria em resposta a uma orientação que pedi e já estou praticando.
Admiro muito sua sabedoria e me espelho em você para quando eu for preletora.
Meu querido amigo,
ResponderExcluirQue artigo mais lindo!!!!!!!!!!!!
Muito obrigado!
R. Segheto
Já disse pra você PRELETOR muitas vezes o quanto é importante pra mim, mesmo antes de nos conhecermos, uma palestra em um domingo da seicho me fez mudar meu modo de ver e sentir muitas coisa e como conseqüência me transformou em um ser muito melhor, mas essa postagem, que já li muitas vezes me fez novamente sentir vontade de te dizer MUITO OBRIGADA, por fazer parte de minha vida!!! Beijo
ResponderExcluir