sábado, 31 de dezembro de 2011

Crie um bom ano!



Já faz alguns anos que assisti a uma palestra do meu amigo, Roberto Okito Fugiwara, falando da passagem do ano, e é impressionante que todo ano me recordo das suas palavras, ele ensinava que os membros da Seicho-No-Ie não deveriam desejar feliz ano novo e sim fazer uma saudação do tipo como: 

"Crie um bom ano".

Isso mesmo crie um bom ano. Como tudo é construído com base em nossa postura mental, nós devemos criar um ano novo, e ser feliz nele.

Deste modo, acredite 2012, pode ser o melhor ano de sua vida!

O primeiro passo está no uso correto da mente, delineando um ano espetacular.

Para isso, porém é necessário realmente um ingrediente fundamental que é: "estar disposto".

Com a passagem do ano, temos diante de nós uma gloriosa oportunidade, de expandir a consciência e de se tornar agente cooperativo com as energias evolucionárias da natureza, agindo com o fluxo que a tudo constrói podemos triunfar e ser feliz.

Mas para isso, lembre-se é preciso estar disposto!

Você está disposto? Eu  me  faço  também esta mesma pergunta.

Você está realmente determinado a atingir as suas metas escolhidas?

Está disposto a labutar, e se for preciso suar e fazer sacrifícios?

Está disposto a corrigir os seus erros e alterar os seus estados de consciência?

Está disposto a parar de falar e agir como um perdedor e começar a falar e agir como um vencedor?

Estas são perguntas do livro Imaginação Criadora, publicado pela Seicho-No-Ie de Roy Eugene Davis.

Veja que para um ano novo feliz, é preciso estar disposto. E algumas coisas antes de esperar viver um ano novo, precisamos renovar na nossa consciência.

Afinal quanto vale um sonho? 


Será que estamos dispostos a corrigir algumas atitudes para concretizar aquele sonho? Ou vamos continuar agindo do mesmo jeito e só sonhar já está bom?

É certo que ter um sonho, nos alinha e nos coloca na condição de realização e sim, tudo o que existe advém da mente daquele que sonhou. Mas não falta quem não vive frustrado por não conseguir concretizar o menor dos ideais, que é primeiro ser feliz.

Tudo porque, sem um planejamento, uma postura, uma decisão e, sobretudo uma correção no nosso modo de vida, nossos sonhos  escoarão pelo ralo das nossas ilusões mentais e serão muito mais fantasias que desejos a serem concretizados.

Lembro-me como se fosse ontem, há muitos anos atrás quando a minha amiga Clara, de Porto Velho,  que pegava dois ônibus por dia para ir do trabalho para a Universidade, e chegava sempre em casa muito tarde  e cansada, tomou a decisão de comprar um carro.

Essa foi a sua resolução para o ano novo, e assim ela o fez no final daquele novo ano, mas para isso, lembro-me que ela começou a economizar todos os centavos que podia, estava tão “muquirana” que nem uma bala o menor dos supérfluos ela se dava o luxo de ter. Todas as suas economias iam para uma poupança para o projeto do seu carro.

E no final do ano, lá estava ela no seu “corsa”, feliz da vida, feliz consigo. Um grande exemplo para os amigos. Ali também descobri que o sonho tem um custo.

Então você está disposto?

Há alguns meses estava conversando com outro amigo, o Marcinho, e justamente falávamos em uma conversa calorosa que servia como preparação de uma palestra na Academia de Santa Fé, a respeito do preço de um sonho. 


Será que o sonho tem um preço? Certamente que a sua realização não tem preço, mas a casa, o apartamento, a viagem, tudo tem um valor. E para concretizar muitos desses sonhos vamos precisar de recursos e pra isso é preciso claro -  estar disposto.

Se toda sua renda, vai sem você saber pra onde, pode ser que aquele sonho nunca saia do seu planejamento. Assim para concretizar um ideal é preciso jogar duro, com as atitudes imprudentes e em muitos momentos assumir uma nova atitude na vida. 


É preciso ter um claro controle financeiro. Nada complicado, pode ser simples, um controle de todas as entradas e sim, para onde vão as saídas. Com base neste controle é que você irá ter condições de fazer um planejamento para a realização daquele sonho. Meu controle financeiro é o meu grande aliado na concretização de muitos ideais.

Isso se você está  realmente determinado a atingir as metas escolhidas. Se for uma determinação com certeza vai valer a pena.

Agora, corrigir os erros também requer uma postura completamente diferente. Para isso é preciso também abandonar a mente que reconhece o erro. Viver culpando-se e queixando-se ou mesmo lamentando pelas falhas não irá fazer de você um vencedor em 2012.

É só com uma nova decisão, que implica não cometer mais os mesmos erros, e uma diligência para cumprir este objetivo é que o erro terá um valor no seu histórico. 

Caso contrário, as mesmas situações invariavelmente irão  roubar os seus sonhos em 2012,  justamente por não ter corrigido a tempo a mente que ainda dependia desses acontecimentos para justificar-se. 


Até porque se você realmente estiver disposto não poderá mais colocar a culpa em ninguém e terá sim que tomar uma nova consciência, agora sou eu...agora é você... 


É, e, este pode ser o ano da sua vida!

Chega daquele que não quer, da oportunidade que não aceitei, das coisas que não fiz, porque estava perdendo tempo, com "aqueeeeeeelas" queixas, "aqueeeeeelas" justificativas, correndo atrás de migalhas na esperança de receber o que jamais esteve disposto a dar.

Alterando os estados de consciência podemos começar um 2012 feliz com certeza. 


Mas não se engane, é necessário parar de viver com um perdedor e começar a agir já, como um vencedor. 


Afinal é ou não é isso que queremos viver neste ano? O papel de um vencedor!.

Comece já!

É preciso começar a fazer agora, aquilo que você pretende começar a fazer algum dia.

Estabeleça um programa de planejamento, quer seja de atividades físicas, meditação, ou mesmo de um trabalho criador. Uma das minhas decisões pessoais para 2012, é começar a caminhar. Nossa parecia tão simples, comecei dar meus primeiros passos há dois meses e acreditem não é fácil. Como realmente é preciso "estar disposto". Caso contrário será apenas mais um sonho a ser empurrado para o próximo ano.

Iniciei o ano de 2011, decidido a caminhar também. Mas fui protelando, uma desculpa aqui, um impedimento ali e não durou uma semana. Mas tudo bem,  que bom que existe o ano novo. 


Estou feliz com muitas decisões concretizadas, por exemplo, me comprometi a realizar duas meditações por dia e posso agora me dar os parabéns. Claro pode ser, que tenha falhado em um ou mais dias, realizando apenas uma -  não sei. Mas sei que encerro o ano comemorando meu objetivo e praticando até mais que duas, uma vez que também pratico meditação transcendental além da Meditação Shinsokan. 

Também faço meditação Budista, mas isso sim não é todo dia.

Conclui o terceiro livro de espanhol indo para o quarto em 2012, e também neste novo ano quero fazer as pazes com o inglês. Deste modo tenho que estar disposto a muitas coisas, isso implica em disciplina para estudar, abrir mão em alguns momentos do tempo com a televisão ou mesmo com o "facebook" para aproveitar este tempo me dedicando nos objetivos escolhidos. No final de 2012 a gente conversa... vamos ver... até lá espero continuar com essa disposição.

Estou comemorando também muitos outros resultados positivos: passei o ano de 2011, sem acompanhar nenhuma novela, e mal assisti televisão, o que para mim é um grande avanço já que ela me escravizava quase todas as noites. Pude ler mais, curtir mais e viver mais este tempo que agora vou continuar aproveitando para estudar mais. Isso foi uma vitória. (rs)

Este ano também concretizei um sonho de vinte anos de projeto, a viagem à Índia. Já tive outras oportunidades de ter ido, mas este ano tudo se alinhou para que este sonho saísse do papel, assim também foi com a Itália, terra dos meus Antenaros!. 


Bem sonho concretizado é hora de refazer o planejamento. 


Para isso, inclusive  é preciso ter disposição. 

Em O Livro dos Jovens, no capitulo XVI, o professor Masaharu Taniguchi, nos ensina que o homem possui uma hereditariedade divina. O homem é filho de Deus. Essa herança vem acompanhada com um atributo excepcional - a capacidade infinita. Essa potencialidade é sua natureza, você é um ser divino. 


Sua hereditariedade é divina.

E neste mundo limitado de tempo e espaço, possuímos um aparato que constituído da  “mente”, que nos possibilita sintonizar  – a mente individual com a “Mente do Universo” onde  captamos os ideais divinos. Os projetos grandiosos de Deus.

O caminho para entrar em sintonia com estes projetos chama-se sonhos.

Mas sem perder a pergunta, você também está disposto a sonhar? Para um 2012 feliz?


A motivação, você já tem. A sua natureza divina, sempre lhe sussurra, "seja mais grandioso".


O que é sonhar?

“Sonhar é desenhar na mente algo mais perfeito do que as coisas que existem agora diante de nós...” de O Livro dos Jovens, capitulo XVI.

Olhe para a sua vida, está bom? 


Bem sonhar é desejar uma melhoria para algo que  está bom, deste modo é desenhar na mente algo mais perfeito do que aquilo que está agora diante de você.

Sua sala está bem? 
Será que podemos imaginar algo melhor do que está agora diante de nós?

Se podemos sim,  isto é um sonho. Em minha sala estou construindo um espaço que estou chamando de “meu escritório na floresta” um canto onde tenho cultivado algumas flores, temperos, um refúgio também para a meditação, leitura e reflexão, esse local devo também a minha amiga Tania, que me ajudou com os primeiros toques, mas isso é parte do meu sonho de desenhar algo melhor do que aquilo que estava diante de mim.

É engraçado como às vezes não sabemos como sonhar.

É comum pensar que "sonho"deve ser algo, fora do comum, um fato extraordinário, e por não ter esse comum ou mesmo este fato até impensado passamos o ano sem concretizar nenhuma mudança e nem sequer melhorias em nossa vida, por não entender que o sonho deve ser algo melhor do que aquilo que já temos.

Desta forma, quem tem um carro, pode sonhar um carro melhor, quem já fez uma viagem, pode sonhar com uma viagem melhor, quem tem um apartamento pode ser sonhar com melhorias ou mesmo com um maior, mais bem localizado, ou mesmo quem não tem, já pode começar a sonhar tendo um.

O sonho é o alimento espiritual que nos impulsiona a crescer e concretizar obras grandiosas.

Conheço uma história trágica de um casal. Eles passarão a vida inteira sonhando que quando os filhos crescessem os mesmos se mudariam para uma casa na fazendo e seriam felizes. Foram anos esperando este momento, e quando enfim o último filho casou, eles foram morar na  fazenda.

Na fazenda, passaram seis meses um olhando pra o outro sem saber mais o que fazer da vida. Sabe o que aconteceu? No final daquele ano se separaram com a alegação que não tinham mais nada em comum.

Na verdade o que falou ali, foi justamente o sonho a dois. A busca por uma melhoria daquilo que estava diante deles. Seria simples bastava sonhar com um jatinho  para a fazenda, com uma criação de peixes, como novas parreiras de uvas, com algo mais perfeito do que aquilo que tinham  diante de si, justamente depois de ter concretizado o sonho de morar na fazenda. Faltou continuar sonhando.  

Sem sonhos sem amor. Este foi o fim de ideal cultivado há anos.

Existem sonhos que demandam anos, afinal o tempo de Deus é um pouco diferente do nosso tempo. Deus leva em conta outros fatores para concretizar os nossos sonhos, dentro deles está incluído uma melhoria em nossa capacidade de lidar com os outros, um amadurecimento espiritual, uma liberdade maior para que o sonho realmente nos traga a felicidade caso contrário poderá ser a porta da nossa ruína. 


Somos muito imediatistas, e as vezes somos também muito fugazes, queremos muito e sofremos pelo que não temos, nos entristecemos pelo que temos, e vagamos em busca de coisas fugazes, como se estas coisas fossem a razão da nossa felicidade. 


Assim no tempo de Deus, os segundos não são marcados pelas nossas ansiedades. Ele respeita o nosso tempo, e tudo vem a seu tempo. Nós só precisamos sim, aproveitar também melhor o nosso tempo.

O sonho é algo, que só de ter já somos pessoas melhores. 

Bom para sonhar basta pensar em melhorias para a sua vida nas diferentes áreas pode onde você circula. 


Esteja disposto e siga em frente afinal sua hereditariedade é divina, e sua potencialidade é infinita.

Agora é  importante você dar uma elasticidade para o seu sonho.

Sonhe em termos de perspectivas. Começo agora, e termino em ?? 

O seu sonho deve estar na linha do tempo. 
Um projeto iniciado hoje dependendo da perspectiva poderá ser concluído somente depois de alguns anos. Assim temos que aprender a desenvolver sonhos em termos de anos.

“O futuro está por vir e nada é definitivo ainda”. A Prosperidade está na Mente.

Sonhe para no mínimos os próximos cinco anos.

Quero compartilhar aqui uma dica, do “Projeto Prosperidade”, do "Ciclo de estudos da Prosperidade" ministrado pela Seicho-No-Ie, para empresários e profissionais liberais.

Cursei este ciclo quando ainda morava em Manaus, fui aluno e também ministrei palestras nele desde então e foi lá mesmo em Manaus com uma dica do Preletor Norio Enomura, que comecei a sonhar delineando um projeto para no mínimo cinco anos.

Funciona assim,  - veja planilha ao lado.

É muito fácil você pode fazê-la em seu computador usando recursos simples, o importante são as colunas dos anos, e também a coluna por onde sua vida acontece.

Por sugestão do projeto dividimos a nossa vida em: familiar, profissional, espiritual, social, pessoal. 

Caso você queira receber está planilha como exemplo, por favor, me escreva pelo ícone contato que consta acima no blog que te envio.

Lembre-se:  sonhar é buscar uma melhoria no que está diante de você. 


Sendo assim preste atenção na sua vida familiar.
O que você gostaria de melhorar para o ano de 2012, depois 2013 até chegar a 2016. 


Claro que isso é uma sugestão, hoje tenho um amigo, o Aníbal, que já faz planejamento para dez anos. 


O sr. Konosuke Matsushita, que foi adepto da Seicho-No-Ie do Japão, conhecido como o “deus da gestão”, pode se dizer que foi o “Steve Jobs” dos anos 40, uma vez que Thomaz Edson inventou a lâmpada mas todos os derivados desta invenção nasceu na empresa do Matsushita, foi um dos maiores sonhadores de toda a história da humanidade. Quando ele faleceu encontraram em sua casa um projeto para 300 anos.

Não fique longe dessa excelência, se você já faz um projeto anual, o desafio agora é começar a fazer para cinco anos. 


Ou mesmo se você não  faz, agora é o momento.

Esteja disposto e vamos em frente.

Mas sim, que melhorias, vamos buscar para os sonhos no campo familiar?

Que tal expressar mais palavras de elogio, reconhecimento e agradecimento para os seus familiares. Ou mesmo planejar férias com a família, viagens, passeios, jantares, etc., ou  lembrar o aniversário de todo mundo, é uma melhoria! Já que  muita gente que se esquece das coisas mais simples da convivência em família.

E que tal, acompanhar os estudos dos filhos. Presentear os familiares, preparar comemorações de aniversários. Demostrar amor, planejar a compra da casa, a reforma, o automóvel, o animal de estimação, aquário etc.,

É simples, para este sonho, familiar, basta verificar como está a sua vida em  família.

O que quer melhorar? 
A melhoria é o seu sonho!

E, como está a sua situação afetiva? Que grau de relacionamento pretende alcançar e manter?

Com a família? Com seus filhos? Com seus parentes? Com sua alma gêmea? Que tal? Este ano participar de um seminário com seus familiares, já pensou? E presentear a família com “Culto Perpétuo”? 

Pois bem, se pensou estes também são seus sonhos.

E na sua vida pessoal?

Como está sua auto-estima?

O que você está fazendo para melhorar?

Que desafios você propõe a si mesmo?

Como esta sua aparência? Está bem?

Está reservando tempo para o lazer?

O que pretende para melhorar como pessoa?

Cuidados: Saúde física, mental, alimentação, prática de esporte, viagens, desenvolvimento pessoal, cursos: oratória, idioma, pintura, informática. Quantos livros vai ler? Vai engordar, vai emagrecer?

E social?

O que você faz para se tornar mais altruísta?

Praticar generosidade?

Ajudar algum Núcleo da Seicho-No-Ie?

Promover melhorias em sua comunidade?

Dedicar-se de alguma forma?

Está fazendo novos amigos?

Está fazendo alguma parceria?

Como está sua conexão com o mundo?

Que tal no seu projeto social você:

Participar mais em seu clube: Bailes, grupos de casais, igreja, festas esportivas.

Ajudar a comunidade: Participar de eventos e atividades filantrópicas na comunidade, ou clube de serviços.

Receber amigos em casa.

Fazer curso de dança.

Participar de um coral.

E na vida profissional?

O que deseja realizar tem alguma coisa a ver com o atual emprego?

Tem algo a ver com sua profissão?

Deseja especializar-se em que?

Para que haja um crescimento é necessário:

Desenvolver-se numa nova área.

Participar de cursos, seminários, palestras, congressos, etc.,

Na sua área profissional para os próximos anos: investir em cursos, estudos, equipamentos, novos mercados, mudanças de produtos, trabalhar projetos de expansão, abrir novas filiais, aumentar faturamento, rendimento mensal, aumentar o número de clientes.

Melhorar: postura profissional, qualidade dos produtos, equipe mais unida, melhorar pontos fracos.

Tudo isso são sonhos para a  vida na área profissional.

E a sua vida financeira?

Levando em conta as reais necessidades:

quanto dinheiro precisa ganhar?

quais investimentos pretende realizar?

aquisições?

aplicações?

poupança?

Qual o seu orçamento doméstico?

Vai economizar no que? Onde?

Vai gastar mais no que?

Quanto pretende ganhar por mês, ano. Quando for colocar em seu projeto o seu sonho para os ganhos pessoais coloque sempre “no mínimo”... tantos reais, justamente para não limitar o seu crescimento. E lembre-se que sonho é melhorar algo que está diante de você; não adianta só sonhar quadruplicando o que você ganha, sem uma postura nova para isso. Sem uma nova disposição e sem respeitar estes princípios o seu sonho poderá ser apenas um devaneio. 

Enfim, quais  investimentos pretende realizar?

Carro, ações, imóveis, empresa, máquinas, equipamentos, etc.

Pretende diversificar as suas atividades? Estabelecer parcerias.

Quantas horas por dia pretende trabalhar?

Quanto deseja aumentar o faturamento?

Quanto pretende poupar por mês?

E na sua vida espiritual?

Quantos livros vai ler?

Quanto vai aumentar de cota em sua Missão Sagrada (dizimo)

Quantos Seminários?

Módulo de Estudos?

Praticar Shinsokan todos os dias,

Orar pelos Antepassados,

Praticar o bem,

Viver como filho de Deus.

Perdoar?

Desta forma seguindo mais ou menos estas reflexões, basta você ir preenchendo o seu projeto de ano em ano. 


Pensando para cada ano nas melhorias. 


Depois é simples assim, por exemplo, estou refazendo o meu projeto, nele existem somhos que ainda não se concretizaram, o que eu  faço? 
Rolo para o ano seguinte!
Porém, existem ideais que estavam nos anos posteriores e já se tornaram reais. Isso acontece justamente por conta do tempo de Deus, que é diferente do meu tempo. 


E para isso  tenho que ter flexibilidade para aceitar e trabalhar dentro do meu projeto, nesta elasticidade do tempo. 

Saiba que: “O mundo que se apresenta ao nosso redor não passa dos reflexos das vibrações que emitimos no passado.” Nestas vibrações estão os escopos que você desenhou consciente ou mesmo as vibrações mentais que você emitiu inconsciente.

Esta semana, estava conversando com minha amiga Adriana, que também pratica a “Kabbalah”, e ela  me falava que os ensinamentos cabalísticos explicam a complexidade do universo material e imaterial etc., e para este ensinamento, toda vez que você fala mal de alguém ou mesmo pensa negativamente você atrai toda essa negatividade para o seu campo vibracional, e sem perceber se conecta com essas ilusões e passa a vibrar nesta faixa criando a sua própria realidade com base nestas escolhas.

Derrepentemente colhemos dissabores, sem a consciência que de fato foram frutos das vibrações emitidas no passado.

Devemos sempre corrigir a nossa postura mental, e vibrar em termos apenas de um ano novo feliz.


Mais um detalhe para o projeto pessoal: abandonar a negatividade. 

Tenha sempre o projeto em mãos. 
Leia-o constantemente agradecendo os planos e ideais de Deus para a sua vida, e que de acordo com a sua graça tudo já está concretizado. Com certeza ! 

Eu guardo uma cópia do meu projeto no oratório, e  todos os dias após orar em gratidão aos antepassados, também agradeço a Deus, pelas concretizações dos meus ideais.

Muitas pessoas não se preparam para viverem a excelência em suas vidas.

Que classe de pessoas você pertence?

Eu já há muitos anos “Decidi realizar a vontade divina e triunfar”.

Decida você também!

Afinal, basta apenas..., você criar um novo ano.

Feliz ano novo!
minhas reverências,
Ariovaldo Adriano Ribeiro.

18 comentários:

  1. Muito obrigada, juro que me identifiquei muito com muitas partes, fiquei emocionada .. porque fiz o meu projeto aliais faço todos os anos mas esse ano fiz para cinco...e tenho a certeza de que todos os objetivos serão atingidos, e muitos deles ainda antes do fim do ano. Obrigada pela dedicação, parabens pelo amor que tem ao que faz.

    te amo muito!! te admiro muito mais!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantásticooo Ari, parabens!
    abraço da Rosa.

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaaaaaaaaa sem comentários..... fantástico... palavras cheias de motivação e reflexão!!
    Parabéns!! Avante!!! Beijos Rubia Geiser Blumenau SC

    ResponderExcluir
  4. Ariovaldo, mais uma vez muito obrigada por compartilhar conosco essas sublimes palavras, que sem dúvida são orientações de Deus. Nada como começar o ano lendo tudo que está escrito acima. Comecei a fazer o ciclo de estudos da prosperidade o ano passado e conclui o primeiro módulo. Nunca tinha feito um projeto de vida e a experiência foi MARAVILHOSA! Muitas coisas foram concretizadas, outras ainda estão por vir, e eu agradeço por cada uma. Na parte espiritual doeu projeto, havia colocado que conheceria a Academia de Ibiúna ainda no ano de 2011, olhava o calendário constantemente mas as datas não coincidiam com as que tinha disponíveis. Foi assim que decidi que iria no Seminário do Perdão - Orientado por VOCÊ! Paguei o seminário e agradecia todos os dias por minha presença lá, e foi através da intervenção divina que consegui alguns dias de folga, e lá fui eu, feliz! Passei 4 dias maravilhosos, inundados em Lágrimas, principalmente quando você falava e nos tocava fundo com suas experiências. Obrigado! Muito obrigado! Tenho uma admiração muito grande por você e peço a Deus que continue te iluminando, para que cada dia mais você cumpra sua missão e salvar pessoas. Que todos nós tenhamos um 2012 repleto de Luz! Manifestando cada dia mais a Vida de Deus! Abraços! Nayara Oliveira - Belo Horizonte - MG

    ResponderExcluir
  5. Ariovaldo,
    Sábio texto, são palavras que devemos nos lembrar sempre durante o todo tempo e principalmente colocar em prática, algumas coisas que você escreveu me identifiquei, principalmente: parar de viver como um perdedor e comecçar a agir e pensar como um VENCEDOR.

    Muito Obrigada
    Solange

    ResponderExcluir
  6. Muchas gracias! prof. Ariovaldo
    Mi propósito para este nuevo año es dedicarme más con la enseñanza de Seicho-No-Ie, practicando más actos de bondad,hacia todas las personas, sobretodo con mis Padres y hermanos.
    Concluir con la lectura de un libro por mes, para mi crecimiento espiritual.
    Muchas gracias! Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Ari, maravilhoso como sempre. Obrigado por compartilhar tanto amor e sabedoria. Abraços, Fernando Rufino

    ResponderExcluir
  8. oi filho como sempre vivo aprendendo com vc muito obrigado por mais uma oportunidade de cresçer cada dia mais bjus te amo

    ResponderExcluir
  9. MUITO OBRIGADA! MUITO OBRIGADA! MUITO OBRIGADA! Abraços, Karin - Blumenau/SC

    ResponderExcluir
  10. MAravilhoso texto...como vc!!! gostaria que me enviasse a planilha idealizando sonhos!! erika_mercia@hotmail.com


    obrigadaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  11. Sem palavras, muito obrigada por fazer acender a chama que por vezes se encontra somente em brasas...
    maravilhoso seu texto, que Deus te ilumine cada vez mais parabens

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! E um ótimo ano a todos... cheio de realizções!!!

    ResponderExcluir
  13. Leila Maria Chagas Demetrio4 de janeiro de 2012 às 23:53

    Amei o texto! Era tudo que precisava ler.
    Por favor me envie a Planilha Idealizando Sonhos.
    Meu email: leilademetrio@hotmail.com e o da corneliachagas@bol.com.br

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  14. sni prosperidade Indaiatuba6 de janeiro de 2012 às 16:19

    Ari, dei risada qdo vc falou de novelas... tb é meu projeto este ano, ver menos televisão...

    As suas dicas são excelentes, tô copiando td e passarei adiante.

    Um Excelente 2012 pra vc!!!

    Abraços

    Sueli
    Indaiatuba

    ResponderExcluir
  15. muy bueno todo como siempre.feliz año piede enviarme la planilla idealizando sueños.muchas gracias

    ResponderExcluir
  16. Se te olvidó darme tu dirección de correo electrónico? no? jjjja!

    ResponderExcluir
  17. PARABÉNS, MUITO BOM.COMEÇAR O ANO LENDO A SUA MATÉRIA É DE GRANDE IMPORTANCIA PARA A MINHA EVOLUÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS MUITO OBRIGADO.PODE ME ENVIAR A PLANILHA IDEALIZANDO SONHOS MEU EMAIL EDITHPEREIRAPAIVA@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Ari
    Este ano, já exclui as novelas e TV só quando me sobra tempo. Tenho lido mais. E comecei o ano com a intenção de não comentar coisas negativas e nem fazer criticas. Vou me dedicar ao próximo e ouvir mais do que falar. kkkkkk Sou muito faladeira. Deus te ilumine! Posta mais, adorei o blog.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!