quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A "mente" e o "eu" segundo a Inteligência Multifocal - parte 1


Um estudo para a qualidade de vida e a gestão do “eu”

INTRODUÇÃO

Este estudo tomará como base o programa 
“Códigos para atingir a qualidade de vida”, de Augusto Cury, incluído no livro 12 semanas para mudar uma vida. Este tem como proposta um programa de 12 semanas para um ganho na qualidade de vida, apresentando um conjunto de reflexões, ensinamentos em torno do funcionamento da mente, da construção dos pensamentos e da sua gestão.


            Mas como lidar com a mente e os pensamentos ilusórios do homem contemporâneo sem perder a qualidade de vida? Como conhecer-se mais? Doar-se mais? Amar-se mais? E construir um oásis de qualidade de vida no deserto social? Essas e outras perguntas correlacionais irão constituir o cerne deste trabalho.

            Aqui pretende-se, através do método indutivo-bibliográfico, correlacionar a Inteligência Multifocal com outros autores em estudos, como os de: mudança de hábitos, métodos para melhorar a vida ter força e coragem, realização pessoal, hábitos para pessoas eficazes, coaching e meditação na busca de pontos comuns, visando-se a gestão de pessoas, com foco no “eu”. Partindo-se da premissa do fundador do movimento religioso-filosófico Seicho-No-Ie, Masaharu Taniguchi: “o seu melhor melhora o mundo” (2007, v. 8).


 A “MENTE” E O “EU” SEGUNDO A INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL

            Segundo CURY (2006, p. 25), entende-se “mente” como ambiente em que se processam as faculdades intelectuais e se desenvolve, de um certo modo, a inteligência. Esta é o conjunto de estruturas psicodinâmicas derivadas do amplo funcionamento da mente, tais como: capacidade de pensar, de emocionar-se e desenvolver consciência. A inteligência pode ser lida como o ato da lucidez. A mente opera com quatro grandes processos: a construção dos pensamentos, a transformação da energia emocional, a formação da consciência existencial (quem sou, como estou, onde estou) e a formação da história existencial.

            Em sua abordagem, o “eu” ou o “self” é a “consciência de si mesmo”, a consciência de que existimos e possuímos uma “identidade” única e exclusiva. Segundo Cury, o adequado seria chamar o “eu” de a “consciência do eu” ou “a vontade consciente do eu”.
            Para o autor, a construção da inteligência é muito mais importante do que entender o seu funcionamento. Todo ser humano constrói uma inteligência e desenvolve as funções mais fundamentais. Seu estudo pauta-se em como pensar antes de reagir, além de expor e não impor ideias, gerenciar os pensamentos, resgatar a liderança do eu nos focos de tensão, filtrar os estímulos estressantes. Em sua teoria da inteligência multifocal, entende-se também personalidade como a representatividade de inteligência.

            Ao analisar uma pessoa em suas multifaces, deve-se perguntar: Quando? Como? Onde? Por que ela assumiu essa característica.

            Entender como se dá esta construção e como gerenciar este evento é um dos propósitos da Inteligência Multifocal e deste estudo. 

continua... 
Ariovaldo Adriano Ribeiro 
foto By Ariovaldo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!