sábado, 11 de setembro de 2010

Uma Introdução a Prática da Meditação Shinsokan

Uma Introdução a Prática da Meditação Shinsokan
Dentre as mais variadas formas de sofrimento humano o cárcere mental, é sem dúvida, um dos problemas que mais afligem os jovens nos dias de hoje, a ansiedade aliada a complexos e os confrontos tornaram-se grandes vilões do cotidiano. Como libertar-se destas amarras? Como diminuir o nível de agressividade das pessoas, sobretudo mental, e construir a sociedade mais pacifica do Mundo Ideal?

Em tempos de buscas espirituais, como os dias de hoje, muitas são as promessas mirabolantes apresentadas como respostas, por favor, descarte todos os asceses e para uma vida em paz, permita-me introduzi-lo no caminho da Meditação: um momento do seu dia, para um encontro com a Suprema Vida que rege o universo. A Meditação é uma prática cada vez mais comum, e hoje se alinha com alguns dos mais avançados pensamentos científicos.

Quando comecei a participar do movimento jovem da Seicho-No-Ie, me impressionava com a disciplina dos preletores que narravam praticar a Meditação Shinsokan pela manhã e pela noite no mínimo trinta minutos diariamente. Você sabia que é muito comum ao surgir interesse pela Seicho-No-Ie o jovem não saber por onde começar, ainda mais que todos descrevem o fato de a Seicho-No-Ie só adquirir sentido com a prática na vida cotidiana. Algumas preleções acabam sendo até taxativas elucidando que “Seicho-No-Ie é prática”.

Diante de tudo o que escutava dos preletores lembro-me que uma vez tomei a decisão de praticar a Meditação Shinsokan por trinta minutos, tranquei-me no meu quarto para não ser interpelado por ninguém, e com um cronômetro a minha frente dei início a Meditação. Recordo-me que passaram-se segundos e praticava a Meditação, passaram-se minutos, eu continuava a prática, passaram-se horas, passaram-se dias, passaram-se anos, passaram-se séculos e eu pratica a Meditação, por um momento fiquei sem saber onde estava, quem era, em que ano estava, o que teria acontecido e assim resolvi finalizar e abrir os olhos. Para o meu espanto quando olhei o cronômetro marcava: sete minutos de pratica.

Durante algum tempo amarguei a sensação de fracasso, por não conseguir praticar a Meditação Shinsokan, todos os dias, por achar que não possuía concentração suficiente, o que é muito comum aos iniciantes, até compreender claramente que para meditar, não é necessário nenhum pré-requisito, ou preparação, mas sim, apenas um treinamento diário. Basta praticar que naturalmente você se torna praticante.

No livro Meditação Shinsokan é Maravilhosa em seu Prefácio o Prof. Seicho Taniguchi, nos ensina que nenhum ser humano, seja ele quem for conseguirá realizar tudo desde o início, e isso é um fato muito natural, só que qualquer pessoa pode desenvolver-se aos poucos, através de treinamentos diários, e desta forma assimilar muitos aprendizados.

No ser humano encontra-se oculta uma capacidade que é infinita, e é natural que desejemos exteriorizar essa capacidade, a Meditação Shinsokan justamente consiste neste treinamento onde tomamos ciência de nossa natureza divina da grandiosidade que é o Mundo de Deus e onde aprendemos a extrair essa força oculta. A verdadeira pratica religiosa, então, se consiste em realizar treinamentos de modo que você possa praticar naturalmente aquilo que é natural, é o que nos ensina o Prof. Seicho Taniguchi. Deste modo para ser um bom praticante o necessário é o treinamento diário.

Na página 23, do Livro Meditação Shinsokan é Maravilhosa está assim escrito: “Deus está sempre desejando que você seja feliz.”, deste modo precisamos apreender ouvir a vontade de Deus, seguir essa vontade, ser feliz e triunfar.

Para as pessoas com cuja mente está repleta de aspirações tudo transcorre bem, só que as aspirações egoístas destroem o jovem, isto porque um desejo que não esteja em conformidade com a vontade de Deus está ligado a um destino infeliz. Por isso é muito importante transformar as aspirações em Vontade Divina. Como fazer isso? Perguntando a Deus e isso não é nada difícil nos ensina o Prof. Seicho Taniguchi, já que Deus é o “Eu Verdadeiro” que se aloja dentro de você. Basta realizar um treinamento diário, para ouvir a Vontade de Deus, e esse treinamento consiste na prática da Meditação Shinsokan.

Praticando, realizamos dois treinamentos importantes, um é o treino do Shinsokan e o outro é o treino no Shinsokan, um é o modo de praticar e o outro é o treino para ouvir a Vontade Divina. Na página 54, do mesmo livro está assim escrito: “Meditação Shinsokan é um maravilhoso treinamento para você manifestar sua vida do modo que deseja. Logo é necessário praticá-la todos os dias, ainda que, de pouca duração.” Todo homem é filho de Deus, não há porque vivermos a volta com tantos sofrimentos, para o praticante, a vida transcorre bem, ao passo que ao nos afastarmos de Deus, perdemos a autoconfiança, o vigor, e nos tornamos iguais balões murchos.

Veja alguns dos benefícios na vida dos praticantes:

1. Será amado e respeitado pelos outros;
2. Terá sempre ânimo e vigor, tornando-se saudável;

3. Irá saber claramente qual é a Vontade Divina, os ideais e planos de Deus para sua vida;

4. Irá manifestar a sua originalidade, sem preocuparem-se com o que os outros pensam a seu respeito.

Muitas são as pessoas que colocam-se na qualidade de pobre coitado, tornando-se escravo do pensamento alheio;
5. Sempre será conduzido para o caminho correto, é como ter uma bússola que sempre indica o melhor;

6. Perderá a preocupação com o futuro, isto porque, sempre conseguirá saber o que fazer;

7. Saberá qual a melhor carreira que deve seguir, tendo êxito na sua profissão;

8. Manifestará coragem e continuará esforçando-se, seja na profissão, nos estudos, nos esportes, etc.;

9. Irá experimentar a sensação de que quanto mais se esforça, mais capacidade você consegue manifestar, e não há nada mais agradável do que sentir-se pleno;

10. Conseguirá um intenso poder de concentração tendo existo em suas ações;

11. Seu estado mental vai estar no auge, isso fará com que você realize obras grandiosas;

12. Terá disciplina, eliminando as poeiras mentais e pensamentos desnecessários;

13. Irá intensificar a sua força, aumentando sua produtividade em dezenas ou centenas de vezes;

14. Manifestará originalidade e personalidade própria, uma maravilhosa e rica individualidade;

15. Passará a contar com as boas ideias do mundo de Deus e essas jamais se esgotam;

16. Desabrochará o seu dom natural, que só você pode manifestar, sendo um dom divino, tornar-se- a um belo e encantador atributo da sua personalidade, e você não poderá deixar de ser amado e respeitado;

17. Tornar-se á feliz ao ponto de agradecer ao seu abençoado nascimento como ser humano;

18. Em qualquer circunstância irá conseguir voltar a sua mente para o lado da luz;

19. Sempre encontrará o sol brilhando resplandecentemente a sua frente, por isso não há nada com que se preocupar;

20. Terá coragem para superar dificuldades e infortúnios e ainda irá agradecer este momento, por propiciar-lhe uma ótima oportunidade para adestrar e aperfeiçoar a si próprio;

21. Irá avançar sempre com a mente alegre, dedicando amor no dia a dia e as pessoas.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios concedidos, que constam do livro Meditação Shinsokan é Maravilhosa no capítulo um e dois.

Na página 30, consta que: “Praticando todos os dias a Meditação Shinsokan, o Amor de Deus preencherá todo o seu interior e esse Amor emanará de você sob a forma de calor humano que abrirá o coração de todos aqueles com quem tiver contato, fazendo que você e os outros se compreendam mutuamente”. Compreendendo-se mutuamente, cessam-se os conflitos e você se libertará de todo os infortúnios.

Qualquer pessoa pode praticar a Meditação Shinsokan, não é necessário nenhum pré-requisito .A Meditação Shinsokan é algo que basta praticar pra que surjam neste mundo, as maravilhas do mundo de Deus.

Comece já, quanto mais cedo melhor, basta começar. Inicie praticando poucos minutos diariamente, e vá treinando com certeza você tornar-se-á um exímio praticante.

Aprofunde-se neste estudo lendo o livro Meditação Shinsokan é Maravilhosa, e aprofunde-se na prática participando de um Seminário de Treinamento Espiritual em uma das Academias da Seicho-No-Ie.

De modo geral as pessoas entendem meditação pelo processo do pensar contemplar e repousar, de modo análogo a Meditação Shinsokan não foge deste principio, porém nela realizamos uma prática para aprender a ouvir a vontade de Deus. NEle pensar, em seu mundo repousar e sua vida perfeita contemplar.

Para você que já tem o hábito da prática básica, aconselho a estudar o livro Explicações Detalhadas sobre a Meditação Shinsokan e treinar as diversas variações da Meditação Shinsokan.
Um grande beijo,

Muito Obrigado!

Ariovaldo Adriano Ribeiro
 
fotos by Ariovaldo Ribeiro

41 comentários:

  1. fabianam10@yahoo.com.br13 de setembro de 2010 às 16:42

    Lindo e inspirador o seu texto.. Dá vontade de correr pra casa e praticar Meditação Shinsokan! Abraço, Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariivaldo conheço a seicho no ie há muitos anos desde a vinda do mestre ao Brasil na década 60 . Hoje minha esposa esta aqui em São Paulo na uti hospital vitoria jd analia franco. Ela teve câncer de intestino e vinha fazendo quimioterapia e teve um acidente dia 22 setembro queimadura s graves até 3 grau faço orações que ela é uma verdadeira filha de Deus. Eu nao consigo me concentrar e imaginar o mundo da imagem verdadeira ao praticar sinshokan faça por ela oracao cura .FATIMA OLIVEIRA PEDRO GALDINO. UTI leito 24 quinto andar

      Excluir
  2. Tato! Parabéns por mais este maravilhoso trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que grande descoberta, foi hoje, ao acaso, conhecer seu blog. Já na primeira este texto, palestra, estudo, ... SHINSOKAN. É Deus através de Voce quem está nos passando. Muito Obrigada Ari. Voce se supera, sempre. \ Receba um grande amor de uma Filha de Deus para um Filho de Deus.Te amo !

    ResponderExcluir
  4. PRELETOR MARAVILHOSO RICO E PRÓSPERO!
    COM A GRAÇA DE DEUS CADA VEZ FICARÁ MAIS RICOOO1
    MUITO OBRIGADO PRELETOR!

    ResponderExcluir
  5. sandracorassa@ig.com.br30 de março de 2011 às 23:06

    Ari, suas palavras encheram meu coração de fé e de esperança no momento em que mais estou precisando.
    Hj, aos 55 anos de idade, ainda procuro algo que me aproxime de Deus.
    Agora encontrei.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. SEU TEXTO È MARAVILHOSO EXELENTE ADMIREI MUITO
    CBRIGADO PELA FORÇA VALEU UM GRANDE ABRAÇO,CBRIGADO

    ResponderExcluir
  7. eu quero saber como é que faz essa meditaçao Shinsokan meu e-mail é fernando_sgda@hotmail.com por favor mande a resposta pelo meu e-mail muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. Ariovaldo Adriano Ribeiro18 de junho de 2011 às 17:52

    Olá Fernando, agradeço a sua visita.
    Vou lhe enviar sim por e-mail mas aqui no blog vc tem um texto que é Iniciando a Meditação Básica, você pode se guiar por ele.
    E veja também no site: www.sni.org.br uma sede da Seicho-No-Ie mais próxima da sua casa, em todas é ensinado a Meditação Shinsokan.
    qualquer dúvida me escreva, abraços
    Ariovaldo

    ResponderExcluir
  9. quero aprender meditaçao shinsokan

    ResponderExcluir
  10. Muito emocionante seu texto! Concordo plenamente com tudo que disse e principalmente a chave é "práticar" sempre!!
    Que Deus o abençoe e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, meu irmão, pelo belo e denso texto.
    Preletor Michel, Reg. Jville.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, vc não sabe como esse texto veio a calhar para mim... é como se vc tivesse escrito ele pra mim!!!Fiquei até emocionada..

    Muito Obrigada!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Ariovaldo adorei o seu texto.

    Gostaria de saber como conseguir a meditação Shinshokan com os Kiais. se vc. tiver e puder me enviar por e-mail ficarei bastante grato. Meu e-mail é reinaldo_queiros@ig.com.br.

    Muito obrigado,

    Reinaldo.

    ResponderExcluir
  14. Olá Reinaldo,
    sinto em não poder ajudá-lo.Não tenho essa meditação Shinsokan com kiais.

    Muito Obrigado,
    Ariovaldo

    ResponderExcluir
  15. O texto é muito inspirador e atraves deste vou iniciar minhas meditações...
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  16. Maravilhoso texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ariovaldo,
    Muito inspirador o teu texto! Estou iniciando com a meditação Shinsokan... ainda não tenho o texto na minha cabeça, mas mesmo assim procuro fazê-la. Teria alguma dica?

    Um forte abraço,

    Andreia

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Andreia
    reverências,

    no mês de Junho a Sede Central estará lançando um CD, com uma palestra e com instruções para meditar. Acredito que será de grande ajuda.
    Abraços
    Ariovaldo

    ResponderExcluir
  19. Ola Ariovaldo,

    Foi a primeira vez que vi seu blog e achei muito interessante. Minha mãe já foi preletora há muitos anos atrás e lembro-me dela fazer uma oração do perdão com quadradinhos em um caderno, ia falando e fazendo um quadradinho. Gostaria de fazer mas não me lembro ao certo. Você sabe informar como fazer?

    Agradeço antecipadamente,
    Feliz Ano Novo!!
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Renata,
      reverências,
      Muito Obrigado,

      Provavelmente sua Mãe, usava o controle para a prática de leitura de mil Sutras Sagradas, para realizar essas orações.
      Esse controle você pode conseguir em qualquer livraria da Seicho-No-Ie. E a oração do perdão está no livreto Shinsokan.

      Tudo bem?
      Se precisar de algo mais é só escrever, abraços

      Excluir
  20. Obrigado pelo texto publicado!

    Eu assistia alguns programas da Seicho - no - ie quandomorava em São Paulo, mas sem muita vontad. Estou em ROndonia já faz um ano, e desde o fim do ano passado, venho praticando as orientações da Seicho - no - ie, estou vendo programas e agora começando a praticar a meditação Shinsokan, mas prefiro praticar com alguma música de fundo, uma música oriental mesmo, para me fechar do mundo externo e ficar meditando. Estou aprendendo muito e controlando mais a minha vida e as minhas vontades buscando sempre a paz e os caminhos de Deus em minha vida!!
    Muito Obrigado, Obrigado e obrigado!
    Que Deus ilumine a sua vida e a vida de seus amigos e familiares!

    ResponderExcluir
  21. Oi, eu quero seguir esta filosofia de vida e gostaria de saber como devo proceder inicialmente.Devo procurar uma sede ou comprar livros epraticar em casa? Se for praticar em casa que livro devo ter? Por favor preciso de ajuda. Eu moro em uma cidade pequena que se chama Carazinho/rs e nao sei se tem sede da seicho -no -ie. Obrigada, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode começar com livros que lhe tragam resposta para suas buscas iniciais. Acompanhe tb o site da SNI: www.sni.org.br lá vc tem acesso as redes sociais e pode receber muitas informações.
      Abraços
      Ariovaldo

      Excluir
  22. Sempre busquei algo,sentia uma imensa vontade de mudar minha forma de viver, mas, não sabia como...de repente,eu senti vontade de meditar, foi aí que acabei chegando até a SEICHO-NO-IE...penso que essa tranformação já vinha acontecendo há muito tempo...sou muito grata a tudo que tenho vivido...

    ResponderExcluir
  23. Para se encher de Deus nao precisa esvaziar-se em meditacoes budistas mas buscando a presença dele foi assim que eu encontrei a Deus abra seu coração e pergunte a ele ; e conheceres a verdade e a verdade os libertará

    ResponderExcluir
  24. Muito incrível, esta noite tive um sonho que duas pessoas vieram me falar para eu meditar todos os dias através do Shinsokan, até então eu não conhecia nada do assunto e fui procurar na internet se essa palavra Shinsokan existia ... Estou aqui, vejo que tenho um longo caminho a seguir... Obrigada pelo texto!
    Ana

    ResponderExcluir
  25. Como faço para adquirir a Meditação Shinshokan. Meu e-mail renatoporcina@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      vc pode comprar na livraria virtual no site oficial da SNI.
      www.sni.org.br
      abracos
      Ariovaldo

      Excluir
  26. Quero a cópia da meditação shinshokan .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi então vc pode conseguir pela livraria virtual: www.sni.org.br
      abraços
      Ariovaldo

      Excluir
  27. Posso ouvir a meditcao pelo yotub,enquanto pratico,porque ainda nao estou familiarizada com as palavra.OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode sim usar um recurso de aúdio enquanto treina para ser meditante. Abraços
      Ariovaldo

      Excluir
  28. É comum pessoas de outras religioes frequentarem e praticar a shinshokan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Isaias,
      Como a Seicho-No-Ie é uma filosofia temos adeptos de outras religiões que praticam os ensinamentos inclusive a Meditação Shinsokan.
      Depende muito de pessoa para pessoa. Tenho um amigo evangélico que pratica o Shinsokan sem problemas.
      Ariovaldo

      Excluir
  29. É normal pessoas de outra religiao praticar a shinshokan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então ... depende da pessoa.
      Não vejo problema algum .
      Ariovaldo

      Excluir
  30. Essa prática é maravilhosa. Comecei a algum tempo, e o resultado é maravilhoso. É preciso se reconciliar com todas as coisas...dessa forma tudo virá até nós. Parabéns pelo artigo. Muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Seu texto enriquece a mente dos que se identificam com a meditação e causa curiosidade para os que não praticam.
    Meditar é um encontro com Deus e consigo mesmo.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!