terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fez se manhã e noite do quinto dia!


@ Academia de Treinamento Espiritual de Santa Fé.
É noite de lua cheia ela está majestosa, com uma aureola de nuvens brancas ao redor tem-se a impressão que fora colocada com a mão no céu, de tão próxima. Uma linda manifestação do belo.
Ofereço-te o luar, presente que ganhei da Mille!
Onde você está, você já contemplou o luar?
Sempre fico me perguntando, como será o céu neste momento em Rolim de Moura, em Manaus ou em Cozumel?
Será que no badalo dos compromissos no vai e vem das responsabilidades, todos se permitem apreciar o belo nos pequenos brindes da natureza?
A paisagem que estou vendo agora irá durar alguns segundos, e ela jamais se repetira. Haverá outras, tão singelas como essa, mas nunca outra igual.
Quantas coisas nós deixamos de ver na justificativa do tempo ou por deixar para depois.
Começo a compreender a importância do agora eterno.
 O que será que você está olhando?
Se você acostumar-se a ver somente o belo, com certeza irá atrair cada vez mais fatos dignos de serem apreciados.
A imagem que você reter na mente, constitui uma semente, o que você vai viver amanhã depende das imagens que você cultiva no hoje.
Espero que o seu dia tenha sido pleno assim como foi o meu.
Procure olhar a vida como oportunidade da realização da maior de todas as doações, a oferenda da vida para o bem do próximo.
Quando estamos nos doando abrimos mão do ego e das carências, e manifesta-se em nós a Vida originariamente perfeita, manifestamos assim os atributos divinos, recebemos a orientação do Deus-Pai, e tudo transcorre na mais perfeita ordem.
Espero todos os dias viver neste caminho.
No Curso para Líderes estamos estudando Como viver a Verdade o Bem e o Belo, e no seminário paralelo de oferenda de trabalho estamos estudando O Caminho do Perdão.
No Persona VIP temos como um dos livros- texto O Princípio do Relógio de Sol, do Professor Masanobu Taniguchi.
Do conhecer a Verdade brota o bem, da prática do bem no cotidiano nasce o belo.
Tenho uma relação de profundo afeto com a Academia de Santa Fé e com as regionais do Nordeste, foi pra cá minha primeira viagem doutrinária como funcionário da Sede Central, assim vivo aqui essa alegria de reencontrar-me com muitos líderes, verdadeiros amigos que tenho no Nordeste há mais de dez anos.
Lembro que no meu primeiro seminário de Juvenis em Santa Fé, ganhei o apelido de pokebola, e hoje a única  pokebola é a Aline da Pituba.
Agradeço profundamente a benção de Deus em minha vida.
A essa oportunidade que a Seicho-No-Ie me proporciona , e aos novos amigos que estão chegando, oro para  verdadeiramente nestes cinco dias a gente possa compreender o ensinamento da Seicho-No-Ie, e fazendo deste  a mola propulsora das nossas atitudes encontremos o caminho para viver como grandes líderes da nossa vida, para a sociedade, para a nossa família e para o Movimento de Iluminação da Humanidade.
Que sejamos nós os agentes capazes de auxiliar as outras pessoas a viverem a prática do bem, colaborando com a construção do paraíso terrestre.
Como líderes do movimento jovem da Seicho-No-Ie temos uma grande missão. O melhoramento contínuo deve ser a nossa busca, viver a verdade deve ser a nossa meta, praticar o ensinamento no cotidiano é o que fortalece a nossa fé e nos dá a capacidade de viver neste mundo de transformações constantes e realmente de na adversidade vencer, de nos conflitos verem a solução e de seguir firme pautados nesta verdade máxima de você como Filho de Deus é o herdeiro de todas as coisas boas e belas que Deus possuí.
Este ano o nordeste está em festa, vai sediar a Convenção Nacional juntamente com São Paulo. Assim vamos fazer deste um grande ano, 2011 é um ano acima da excelência é um ano acima do dez é onze. Vamos fazer este ano um grande ano da pratica do bem.
Se você ainda não conhece o ensinamento da Seicho-No-Ie, venha fazer parte desta família. Acesse o nosso site: www.sni.org.br/jovens e venha com a gente trabalhar na construção do paraíso terrestre.
Venha descobrir como deve viver o filho de Deus, venha viver a verdade o bem e o belo na sua vida.
Pautando-me no livro O Principio do Relógio de Sol, lhe convido aprender a viver em um mundo mais livre, o mundo da Imagem Verdadeira. Quem ainda não leu esse livro, por favor leia-o.
Arrume suas malas e vamos juntos.
Algumas pessoas podem se perguntar, como posso viver em um mundo mais livre em meio a tantos conflitos e sofrimentos? Hoje vivemos em um mundo de constantes mudanças e contrates, a Seicho-No-Ie chama esse mundo de mundo do fenômeno, também conhecido de mundo da transitoriedade, todas as coisas do mundo fenomênico são transitórias e acabam se extinguindo quando o tempo se esgotar. É quase que inconcebível nos debater tanto por conta de conquistas temporárias.
Precisamos inverter o nosso modo de viver.
Precisamos viver no mundo da Imagem Verdadeira.
O Professor Masanobu Taniguchi, Supremo Presidente da Seicho-No-Ie nos ensina que o Mundo da Imagem Verdadeira: a verdade o bem e o belo existem em toda a parte ao nosso redor e dentro de nós.
Podemos dizer que quando você conhece a Verdade, adotando este modo de viver brota o bem. Este sentimento gera sempre uma prática boa no cotidiano e quando você se coloca na condição de praticar o bem, nasce o belo.
 Viver segundo o principio do relógio de sol é descobrir que a verdade o bem e o belo existem dentro de nós e ao nosso redor.
Este modo de viver baseia-se em uma vida fundamentada na infinita confiança e fé, unicamente em Deus.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Aqui cabe uma reflexão.
Seria este modo de viver uma utopia?
Para muitas pessoas essa é uma verdade muito difícil de ser assimilada justamente pela visão dualista da vida que crê em Deus, mas teme o mal.
Ao ler o livro O Principio do Relógio de Sol, você vai descobrir que ao concentrar esforços em praticar o bem o originário inexistente mal volta a sua condição originária de nada.
Para aguçar ainda mais o quanto a leitura deste livro irá auxiliar a sua compreensão vou me valer aqui de alguns trechos do livro justamente para você compreender que apesar da eventual existência do mau ato, mau indivíduo, doença maligna, não existe solenemente em algum lugar o próprio mal ou uma entidade chamada mal como nos ensina o Professor Masanobu Taniguchi
Portanto o demônio, comumente considerado “encarnação do mal” também não existe, é o que consta na página 31 do referido livro.
Segundo o Professor Masanobu Taniguchi podemos dizer que o mal se constituí de uma avaliação negativa e nasce na mente humana, como resultado das nossas crenças de até então, dos padrões de medidas que vamos construindo ao longo da vida.
O ser humano fenomênico tem defeitos e imperfeições. Mas apontar essas imperfeições e afirmar categoricamente que alguém não presta, corresponde a declarar que, de fato “A imperfeição fenomênica irá perpetuar-se”.
Assim estaremos dando a imperfeição o mesmo tratamento que damos a existência verdadeira; ou seja, reconhecendo a imperfeição (o mal) como existência verdadeira, dificilmente fará com que o mal inexistente deixe de se manifestar.
Por trás do aparente fenômeno existe a Imagem Verdadeira, e ao voltar à mente pra Deus, através da pratica do bem infalivelmente tudo irá melhorar e manifestar-se á o paraíso edênico da Imagem Verdadeira no seu dia a dia.
Este modo de viver faz toda a diferença, como consta no livro na página 40.
“Não reconhecer o mal”, é evitar preventivamente a ampliação do mal (impressão negativa) dentro da mente.
Aliás muito mais que “não reconhecer o mal”, preencher a mente com a luz e a perfeição da Imagem Verdadeira aciona a poderosa lei mental segundo a qual os semelhantes se atraem, dando à nossa mente ensejo de descobrir a luz,a harmonia, a perfeição no fundo da imagem fenomênica.
Em consonância com esse ensinamento estamos decididos a viver O Principio do Relógio de Sol.
Portanto por princípio, não escreveremos fatos negativos. Pelo método de não escrever, não imprimir, não registrar, não recordar, fatos negativos, muitas pessoas passam a ter a sensação real de que “o mal não existe”.
Acrescido a isso, escrevendo apenas as boas palavras, imprimindo-as mentalmente, registrando-as recordando-as, grande número de pessoas sente como realidade que este mundo está repleto de bem, e através dessa sensação passará a ser possível ter certeza da real existência do mundo em que existe unicamente o bem.
O sol brilha a todo momento.
Na Seicho-No-Ie, chamamos de Imagem Verdadeira ou Realidade ao mundo tal qual Deus o fez.
E pensamos que, por ser Deus o bem, o amor, a sabedoria infinita(onisciência), a capacidade infinita. Ele fez este mundo utilizando Suas sabedoria e Capacidade Infinitas de maneira que todas as criações convivessem mutuamente bem, concretizando assim “um mundo bom” “um mundo para se amar”.
E, portanto, com o pensamento que a Imagem Verdadeira e a Realidade criadas por Deus sejam o bem no seu todo, declaramos que a “Imagem Verdadeira é unicamente o bem”. Unicamente o bem, significa que “não há nada que não seja bom”.
Isso se diz em expressão religiosa da Seicho-No-Ie: “A Imagem Verdadeira da existência única de Deus”.
Significa que “a Imagem Verdadeira deste mundo (o verdadeiro modo de ser) é a existência única de Deus”, como consta na página 85.
A Imagem Verdadeira do mundo é unicamente o bem, página 87.
Entretanto poucas são as pessoas, que ao analisarem suas próprias vidas, podem afirmar categoricamente “Realmente no mundo existe unicamente o bem”.
O motivo é evidente.
No mundo que conhecemos em nosso cotidiano não existe somente o bem, existem também muitos males praticados o que nos faz ter uma visão fatalista.
Todavia a Seicho-No-Ie pensa que “o mundo da Imagem Verdadeira” (que de fato existe) é o mundo no qual existe unicamente o Deus e Deus é bem absoluto.
Portanto se eu creio em Deus, minha fé está fincada  no bem do mundo de Deus como única existência verdadeira.
Algumas pessoas quando se referem a filosofia da Seicho-No-Ie, tentando explicar a Seicho-No-Ie a resumem com a a expressão da filosofia pensamento positivo
Mas a Seicho-No-Ie não é a filosofia do pensamento positivo, é filosofia da crença única em Deus, e o natural para quem crê em Deus é ter o pensamento é oriundo de práticas no bem e essa crença faz você pensar sempre positivo porque sabe o tempo todo em meio a qualquer circunstância que somente coisas boas virão por isso você penso positivo.
Sendo assim não nos envolvemos em discussões do tipo bem versus mal.
Mas  onde está o tal mundo que existe unicamente o bem?
A resposta é simples: “Está aqui e agora”.
Muitos poderão indagar, mas aqui onde? Apegando-se a esse mundo com tantas imperfeições.
“O mundo que o homem chama de real, não existe de verdade, pois é um mundo projetado pela mente humana”. Pela mente distorcida.
Na Seicho-No-Ie se diz que o mundo é reflexo da mente ou que o mundo fenomênico é manifestação da mente assim como se diz no Budismo.
E assim nos dedicamos no cotidiano realizando este treinamento na pratica do bem, para manifestar aqui e agora o belo do Mundo da Imagem Verdadeira.
Vamos adotar esse modo de viver no cotidiano.
Esse é o tear do Curso para Líderes Persona VIP.
A Associação dos Jovens de Recife trouxe uma banda com tambores de maracatu (alfaias) e ao vivo cantaram a música A Vida Fala Mais Alto no ritmo de maracatu contemporâneo, foi fantástica a apresentação quem for à Convenção Nacional em Recife poderá conferir uma apresentação da banda.
Da regional de Salvador vieram os tambores do “Olodum” e aproveitando as raízes culturais como homenagem aos nossos antepassados as músicas da Seicho-No-Ie ganharam aqui em Santa Fé novas batidas.
Agora preciso meditar,
Boa noite!
Ariovaldo Adriano Ribeiro
fotos by Ariovaldo Ribeiro

2 comentários:

  1. Obrigado Ari. Não tenho mais palavras a nào ser: Muito obrigado.
    Benedito Coura

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ari por esta aula fantástica. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!