quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ressuscitou!


A primeira Páscoa foi celebrada pelos Judeus, quando foram conduzidos por Moisés até a Terra Prometida, sendo libertados do cativeiro egípcio.

Páscoa, conforme o significado etimológico, quer dizer passagem e vem do hebreu péssakh, simbolizando a passagem do Povo Santo para a Terra Prometida e, posteriormente também, a passagem de Cristo da Morte para a Vida.

Nenhum período da vida de Jesus é tão meticulosamente detalhado quanto os seus últimos dias, que vão desde a entrada triunfal em Jerusalém (Domingo de Ramos) aplaudido pela mesma multidão que o verá crucificado no final de semana, até a ressurreição no terceiro dia, coincidindo com a festa da Páscoa.

Hoje a Páscoa é a principal festa do Cristianismo e continua a ser móvel de ano para ano. Ela varia entre 22 de março a 25 de abril, sendo determinada pelas fazes da Lua.

Certos costumes pascais do povo são atribuídos aos teutônicos, entre eles, por exemplo, o ovo da Páscoa. 

Antes eram ovos mesmo simbolizando a vida e a fertilidade. Provavelmente proibido como alimento durante a quaresma, no domingo da Ressurreição reapareciam no cardápio. O costume de oferecer os ovos como presentes, porém surgiu entre os antigos egípcios.

Atualmente este símbolo tornou-se um elemento necessário na festividade pascoal, fazendo parte das guloseimas.

Um dos símbolos mais populares da Páscoa é o coelho. Tão logo finde o inverno, é o primeiro animal a sair da toca em busca de alimentos e, como ainda não existe vegetação, seu alvo é o ovo.

O círio pascal é a grande vela acesa, solenemente no Sábado de Aleluia. Nesta vela, estão gravadas as legras “Alfa” e “Ômega”, a primeira e a última letra do alfabeto grego. Isso significa que Deus é o “principio e o fim de tudo”. São gravados ainda o algarismo do ano corrente, significando que a Deus pertence e a ele oferecemos este ano e tudo o que nele fizermos.

Para o ensinamento da Seicho-No-Ie a ressureição de Jesus Cristo tem um significado muito profundo. 

Naquele tempo para a remissão dos pecados os povos ofereciam oferendas a Deus, queimando  da colheita aos animais mais belo de seus rebanhos, em holocausto para aplacar a suposta ira de Deus, contra a humanidade pelos pecados cometidos.

Mas Deus, em sua infinita misericórdia e amor, se fez “homem-Filho”, e entre nós foi oferecido como “cordeiro” para que a humanidade pudesse libertar-se dos pecados.
“Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos Céus” – assim diz o ensinamento de Jesus. Não só diz que o reino de Deus está perto, mas também que está dentro de vós.  Significa dizer que dentro de você reside o filho de Deus.

O fato de que Cristo está dentro da vida de todos os homens como filho de Deus, interno, está evidente em suas palavras as vésperas de sua crucificação: “Venho e volto para Vós”.

Cristo crucificou seu corpo, representando realisticamente a anulação da ideia de que o homem é pecador. E quando venceu a morte, ainda nos ensinou que o homem não é matéria.

Que nesta Páscoa toda a humanidade possa ressuscitar com Cristo, abandonar a ideia do pecado, e viver em comunhão com o Pai. Nosso PAI, como Ele nos ensinou.

Arrependei-vos!  Vamos viver em harmonia manifestando no cotidiano o Reino de Deus.

Mas lembre-se: Arrepender-se é: “Ides e não peques mais”.

Feliz Pascoa!
Ariovaldo Adriano Ribeiro 

foto by Ariovaldo Ribeiro -

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário!