sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Os sete hábitos - parte 4

Um estudo para a qualidade de vida e a gestão do "eu" 


            A obra de STEPHEN R. COVEY (2004. p, 51) Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes é descrita como tendo uma abordagem holística e integrada para a solução dos problemas pessoais e profissionais baseada em princípios.

            Covey preconiza a necessidade de um novo estágio do pensamento, e, segundo ele, Os 7 Hábitos trata precisamente deste novo nível. Ele mesmo faz uma crítica do que descreve como a Ética do Caráter e a Ética da Personalidade preconizada até então nos últimos cinquenta anos. Segundo COVEY (2004, p, 19), que revisou mais de 200 anos de histórias no que diz respeito a sucesso; percebeu que, desse material, emergia um conceito mais profundo. Dentro de sua crítica, ressalta que, na atualidade, tudo é superficial chama de: técnicas e soluções rápidas band-aids e aspirinas sociais que não servem para os problemas mais agudos.

            No mergulho em seus estudos, junto com sua esposa, para tentar encontrar uma abordagem de como lidar com o seu filho descrito por ele como “socialmente imaturo”, interessou-se especialmente pelo modo como a percepção se forma e como ela determina a maneira como vemos as coisas, e de que como a maneira como vemos determina o nosso comportamento. E, para mudar o “eu”, para mudar efetivamente o nosso modo de ser, é preciso primeiro mudar a percepção das coisas.

            Em Ética do Caráter ensina que existem princípios básicos para uma vida proveitosa, e que as pessoas só podem conquistar o verdadeiro sucesso e a felicidade duradoura quando aprenderem a integrar estes princípios a seu caráter básico.

            E, segundo Covey, após a Primeira Guerra Mundial, a visão básica do sucesso deslocou-se da Ética do Caráter para a Ética da Personalidade, em que o sucesso abrange atitudes de comportamentos, habilidade e técnicas que lubrificam o processo de interação humana.

Esta Ética da Personalidade trilha dois caminhos básicos: um deles é o das técnicas nas relações públicas e humanas e o outro uma atitude mental positiva. Parte desta filosofia se expressa através de máximas por vezes válidas, como “sua atitude determina sua altitude” e “A mente humana pode conquistar qualquer coisa que consiga conceber e acreditar” (COVEY, 2004, p. 20).

            Covey destaca que outras práticas de abordagem da personalidade eram quase claramente manipuladoras, quase enganosas, encorajando as pessoas a utilizar técnicas para arrancar o que pretendiam ou usar o “poder do olhar” ou a intimidar para abrir caminho no mundo.  Muitas destas praticas usam a Ética do Caráter apenas como enfeite, mas, para Covey, o caráter é fundamental para o sucesso.


            A mudança do “eu”, portanto, passa pela mudança do pensamento, com a incorporação de novas atitudes. Os hábitos propostos são: seja proativo; comece com um objetivo em mente; primeiro o mais importante; pense ganha/ganha; procure primeiro compreender, depois ser compreendido; crie sinergia; afine o instrumento.

Continua...
Ariovaldo Adriano Ribeiro
fotos by Ariovaldo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!